CAUSOS POPULARES: UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA NO CONTEXTO DA EJA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111887 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4291 "inscrito_id" => 11499 "titulo" => "CAUSOS POPULARES: UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA NO CONTEXTO DA EJA" "resumo" => "A literatura oral perpassa gerações e mantém viva histórias reais e do imaginário popular, dentro dessa literatura, os causos populares alcançam um público que, muitas vezes, não tiveram acesso à leitura de livros literários, como é o caso de alunos e alunas que formam as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo proporcionar o contato com a leitura e escrita de causos populares aos alunos e alunas da EJA a partir de suas memórias, vivências e experiências, possibilitando uma escrita de textos mais significativos, na qual os alunos são os próprios protagonistas dessas narrativas. O trabalho está fundamentado em estudos teóricos de Bakhtin (1997), Batista (2007) e Busatto (2011) abordando sobre a importância da contação de histórias para a formação dos alunos e os gêneros discursivos orais. A pesquisa é de cunho qualitativa e descreve as metodologias utilizadas na proposta de leitura e escrita de causos populares realizada com turmas do 1º e 2º ano do ensino médio da EJA da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Educar Sesc da cidade de Iguatu-CE no ano de 2023. Ainda, analisa as memórias e vivências de aspectos históricos, culturais e religiosos da cidade de Iguatu-CE que foram temas da escrita dos causos; por fim, relata o momento de contação dos causos escritos para as demais turmas da escola. Acreditamos que a contação e escrita de causos populares perpassa a história dos alunos e alunas da EJA, que podem ser tanto ouvintes como contadores de histórias, registrando e narrando suas memórias para outros admiradores desse gênero, revivendo assim, a tradição de narrar e ouvir histórias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11499_TB4291_25102024102246.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA GOMES SILVA" "autor_nome_curto" => "Fernanda Gomes" "autor_email" => "fernanndags@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111887 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4291 "inscrito_id" => 11499 "titulo" => "CAUSOS POPULARES: UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA NO CONTEXTO DA EJA" "resumo" => "A literatura oral perpassa gerações e mantém viva histórias reais e do imaginário popular, dentro dessa literatura, os causos populares alcançam um público que, muitas vezes, não tiveram acesso à leitura de livros literários, como é o caso de alunos e alunas que formam as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo proporcionar o contato com a leitura e escrita de causos populares aos alunos e alunas da EJA a partir de suas memórias, vivências e experiências, possibilitando uma escrita de textos mais significativos, na qual os alunos são os próprios protagonistas dessas narrativas. O trabalho está fundamentado em estudos teóricos de Bakhtin (1997), Batista (2007) e Busatto (2011) abordando sobre a importância da contação de histórias para a formação dos alunos e os gêneros discursivos orais. A pesquisa é de cunho qualitativa e descreve as metodologias utilizadas na proposta de leitura e escrita de causos populares realizada com turmas do 1º e 2º ano do ensino médio da EJA da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Educar Sesc da cidade de Iguatu-CE no ano de 2023. Ainda, analisa as memórias e vivências de aspectos históricos, culturais e religiosos da cidade de Iguatu-CE que foram temas da escrita dos causos; por fim, relata o momento de contação dos causos escritos para as demais turmas da escola. Acreditamos que a contação e escrita de causos populares perpassa a história dos alunos e alunas da EJA, que podem ser tanto ouvintes como contadores de histórias, registrando e narrando suas memórias para outros admiradores desse gênero, revivendo assim, a tradição de narrar e ouvir histórias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11499_TB4291_25102024102246.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA GOMES SILVA" "autor_nome_curto" => "Fernanda Gomes" "autor_email" => "fernanndags@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }