O ACOLHIMENTO ENQUANTO ESTRTÉGIA PARA A POTENCIALIZAÇÃO DO SENTIDO DE PERTENCIMENTO EM ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109951 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1523 "inscrito_id" => 7202 "titulo" => "O ACOLHIMENTO ENQUANTO ESTRTÉGIA PARA A POTENCIALIZAÇÃO DO SENTIDO DE PERTENCIMENTO EM ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO." "resumo" => "O presente relato foi experienciado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano, objetivando proporcionar o acolhimento de estudantes ingressantes, bem como potencializar o sentido de pertencimento dos estudantes veteranos do campus. As vivências envolveram 560 estudantes, entre ingressantes e veteranos, e foram organizadas em dois turnos matutinos sequenciais, abarcando todos os setores do campus diretamente atrelados à rotina dos estudantes, durante o ano letivo. O desenvolvimento das atividades foi a partir da organização de salas temáticas, onde se faziam presente estudantes monitores e professores, responsáveis por apresentarem as disciplinas da grade do curso ao qual os estudantes estavam vinculados. Para isso, lançou-se mão de várias linguagens, como cartazes, jogos e dramatizações. Além disso, os ingressantes foram conduzidos para uma visita a todos os setores do campus, onde um servidor lotado no setor explanava sobre a atuação do referido setor. Verificou-se que esse modelo de acolhimento, além de ressignificar os cursos, propiciando maior engajamento dos estudantes veteranos, também potencializou o sentido de pertencimento, tanto dos estudantes veteranos, como dos ingressantes. As principais dificuldades foram: pouco tempo disponibilizado para as atividades, poucos servidores envolvidos e pouco tempo para o planejamento. O aporte teórico centrou-se em Dore; Lüscher (2011), Frigotto (2007), Saviani (2021) e Vygotsky (2007)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7202_TB1523_28102024232253.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILSON BATISTA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EMILSON BATISTA" "autor_email" => "emilson13@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109951 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1523 "inscrito_id" => 7202 "titulo" => "O ACOLHIMENTO ENQUANTO ESTRTÉGIA PARA A POTENCIALIZAÇÃO DO SENTIDO DE PERTENCIMENTO EM ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO." "resumo" => "O presente relato foi experienciado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano, objetivando proporcionar o acolhimento de estudantes ingressantes, bem como potencializar o sentido de pertencimento dos estudantes veteranos do campus. As vivências envolveram 560 estudantes, entre ingressantes e veteranos, e foram organizadas em dois turnos matutinos sequenciais, abarcando todos os setores do campus diretamente atrelados à rotina dos estudantes, durante o ano letivo. O desenvolvimento das atividades foi a partir da organização de salas temáticas, onde se faziam presente estudantes monitores e professores, responsáveis por apresentarem as disciplinas da grade do curso ao qual os estudantes estavam vinculados. Para isso, lançou-se mão de várias linguagens, como cartazes, jogos e dramatizações. Além disso, os ingressantes foram conduzidos para uma visita a todos os setores do campus, onde um servidor lotado no setor explanava sobre a atuação do referido setor. Verificou-se que esse modelo de acolhimento, além de ressignificar os cursos, propiciando maior engajamento dos estudantes veteranos, também potencializou o sentido de pertencimento, tanto dos estudantes veteranos, como dos ingressantes. As principais dificuldades foram: pouco tempo disponibilizado para as atividades, poucos servidores envolvidos e pouco tempo para o planejamento. O aporte teórico centrou-se em Dore; Lüscher (2011), Frigotto (2007), Saviani (2021) e Vygotsky (2007)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7202_TB1523_28102024232253.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILSON BATISTA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EMILSON BATISTA" "autor_email" => "emilson13@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }