EXPLORANDO A GAMIFICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UM ESTADO DA ARTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
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Especialmente em ciências e matemática do Ensino Médio, facilita a compreensão de conceitos complexos e motiva os alunos, tornando o ambiente de aprendizado mais dinâmico. Este estudo apresenta uma análise do estado da arte sobre a gamificação no ensino dessas disciplinas, com base em estudos apresentados nos eventos CONEDU. A pesquisa seguiu um Estado da Arte, analisando 18 estudos apresentados no CONEDU, de 2020 a 2023. Escolhemos o CONEDU pela sua relevância acadêmica, especialmente no nordeste do Brasil. Adaptado para o formato online devido à pandemia, o evento atraiu mais participantes, permitindo um maior quantitativo de apresentação e discussão de práticas educacionais inovadoras, como a gamificação, por isso, o recorte foi feito a partir do ano de 2020. Por meio da análise realizada, dos trabalhos em foco, foi possível perceber que a gamificação foi explorada utilizando ferramentas como Kahoot, ClassCraft e Realidade Aumentada (RA). 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