Este estudo pretende analisar a ligação entre educação musical e autismo, bem como o impacto da musicoterapia no desenvolvimento sócio interativo e também cognitivo de crianças com TEA, neste viés, a pesquisa busca compreender a música como principal ferramenta para inclusão. A pesquisa trata a música como principal ferramenta de terapia, essencial para promover a inclusão, não só dentro da comunidade escolar, mas também dentro das várias esferas sociais que permeiam a vida de um indivíduo. A introdução trará conceitos básicos sobre os temas principais como a educação musical, características do TEA (Transtorno do Espectro Autista), questões relacionadas ao desenvolvimento da ´psique infantil e como ocorre o processo de desenvolvimento de um sujeito, pautas importantes para situar e contextualizar o estudo. O objetivo central deste trabalho é perceber as nuances existentes entre musicalidade e psicologia, de que forma o cérebro recebe esse tipo de terapia e quais são as contribuições de ambas para o desenvolvimento geral desses indivíduos. A metodologia contempla uma revisão de outros estudos já realizados sobre as mesmas temáticas propostas no presente artigo, a fim de discutir meios de implementação e possíveis formações para profissionais da educação musical. Além disso, esta pesquisa pretende analisar e compreender as possibilidades de integração da musicoterapia a programas educacionais voltados a pessoa com autismo.