O presente trabalho tem como objetivo um levantamento de estudos acadêmicos que relacionam a Educação Midiática e a Educomunicação ao público da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta revisão de literatura consistiu em uma sistematização dos Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses encontrados na base de dados indexados ao portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do Google Acadêmico , com recorte temporal de 2018 – 2022. São pilares teóricos dessa investigação o processo de emancipação do indivíduo descrito na Pedagogia do Oprimido e as proposições da Educomunicação com ênfase na necessidade de um olhar crítico para as mídias. Foram selecionados trinta e três trabalhos acadêmicos analisados por meio da metodologia da Análise de Conteúdo. A partir dos resultados, foi possível confirmar que ainda prevalece a utilização instrumental das tecnologias e mídias no contexto da EJA, presente em dezoito trabalhos, contudo catorze investigações foram relacionadas ao desenvolvimento de leitura crítica a partir de produtos e discursos midiáticos.