VIOLÊNCIA DE GÊNERO E ENSINO DE HISTÓRIA: REPENSANDO AS MULHERES NA REALIDADE DO NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO CEARÁ
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113480 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6572 "inscrito_id" => 16979 "titulo" => "VIOLÊNCIA DE GÊNERO E ENSINO DE HISTÓRIA: REPENSANDO AS MULHERES NA REALIDADE DO NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO CEARÁ" "resumo" => "Em média 1 mulher é violentada sexualmente a cada 10 minutos, mais de 500 mulheres são agredidas por hora e 1 mulher é assassinada a cada 7 horas no Brasil. A violência em si, hoje em dia, é uma preocupação constante da população brasileira, mas a que oprime e mata mulheres, ainda não. Mas, afinal, qual o papel da educação, no geral, e do ensino de história, em particular, para intervir nesse cenário de claras violações aos direitos humanos das mulheres? O Brasil é sistematicamente afetado pela violência contra as mulheres e vem batendo recordes nos últimos anos. E essa realidade coloca o desafio de professoras/es e agentes da educação brasileira repensar suas práticas educacionais, éticas, militantes e cotidianas para considerar as mulheres enquanto sujeitos históricos e sociais. O presente estudo parte do pressuposto de que a urgência de tratar a violência de gênero contra as mulheres requer o uso do ensino de história no que toca aos temas sensíveis, como é essa temática. E esse recorte se faz viável, já que os novos paradigmas da ciência histórica permitem ampliar as abordagens e os objetos de estudos dentro dos estudos historiográfico e do próprio ensino de história. Por meio do diálogo entre os estudos produzidos no campo de gênero, violência e história das mulheres a partir do viés do pensamento decolonial, criou-se a proposta de uma nova disciplina eletiva elaborada para a realidade do Novo Ensino Médio no Estado do Ceará, como um currículo que configure um espaço de debate e estudo, no qual repensa as mulheres dentro da história escolar dando a devida atenção que o assunto merece e precisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16979_TB6572_09062024020226.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÂMYA GOMES MARINHO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Sâmya Marinho" "autor_email" => "samyagmarinho@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113480 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6572 "inscrito_id" => 16979 "titulo" => "VIOLÊNCIA DE GÊNERO E ENSINO DE HISTÓRIA: REPENSANDO AS MULHERES NA REALIDADE DO NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO CEARÁ" "resumo" => "Em média 1 mulher é violentada sexualmente a cada 10 minutos, mais de 500 mulheres são agredidas por hora e 1 mulher é assassinada a cada 7 horas no Brasil. A violência em si, hoje em dia, é uma preocupação constante da população brasileira, mas a que oprime e mata mulheres, ainda não. Mas, afinal, qual o papel da educação, no geral, e do ensino de história, em particular, para intervir nesse cenário de claras violações aos direitos humanos das mulheres? O Brasil é sistematicamente afetado pela violência contra as mulheres e vem batendo recordes nos últimos anos. E essa realidade coloca o desafio de professoras/es e agentes da educação brasileira repensar suas práticas educacionais, éticas, militantes e cotidianas para considerar as mulheres enquanto sujeitos históricos e sociais. O presente estudo parte do pressuposto de que a urgência de tratar a violência de gênero contra as mulheres requer o uso do ensino de história no que toca aos temas sensíveis, como é essa temática. E esse recorte se faz viável, já que os novos paradigmas da ciência histórica permitem ampliar as abordagens e os objetos de estudos dentro dos estudos historiográfico e do próprio ensino de história. Por meio do diálogo entre os estudos produzidos no campo de gênero, violência e história das mulheres a partir do viés do pensamento decolonial, criou-se a proposta de uma nova disciplina eletiva elaborada para a realidade do Novo Ensino Médio no Estado do Ceará, como um currículo que configure um espaço de debate e estudo, no qual repensa as mulheres dentro da história escolar dando a devida atenção que o assunto merece e precisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16979_TB6572_09062024020226.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÂMYA GOMES MARINHO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Sâmya Marinho" "autor_email" => "samyagmarinho@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }