ELETIVA DE PRÁTICAS LABORATORIAIS EM BIOLOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA E INTERDISCIPLINAR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110916 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2873 "inscrito_id" => 4862 "titulo" => "ELETIVA DE PRÁTICAS LABORATORIAIS EM BIOLOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA E INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "No Brasil, o ensino de Biologia ainda é fortemente caracterizado pela utilização do método tradicional, onde o professor assume um papel ativo devido à suposta posse de conhecimento, enquanto o aluno adota uma postura passiva nesse percurso. Em vista disso, a utilização dos laboratórios nas escolas fica em segundo plano ou não são utilizados, o que dificulta o processo de aprendizagem. Desse modo, o presente relato de experiência tem como objetivo de apresentar os elementos que ressaltam o potencial da disciplina eletiva de práticas laboratoriais para o ensino de Biologia, no percurso de aprendizagem e crítica científica dos alunos. Ao todo, foram realizadas oito práticas diferentes entre os meses de abril a novembro de 2023, na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Sinhá Sabóia em Sobral – CE durante a residência pedagógica do subprojeto Biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. As atividades práticas ocorreram na eletiva de práticas laboratoriais em Biologia, no laboratório da escola. As práticas eram divididas em quatro momentos, sendo um destinado a introdução/problematização ao objeto de conhecimento por meio da apresentação de slides, um segundo momento destinado ao seu desenvolvimento, com a separação dos materiais e leitura do protocolo. Em seguida, houve a realização da prática e posteriormente a execução de uma atividade avaliativa. Durante todas as etapas foi perceptível que os estudantes participavam com entusiasmo, porém preferiam ir diretamente para a realização da prática. Uma das maiores dificuldades enfrentadas foi a falta de materiais básicos no laboratório, manutenção de equipamentos e o espaço ser limitado para o número de alunos. Dessa forma, observa-se a importância e o impacto positivo que as atividades práticas, planejadas, roteirizadas e refletidas com os alunos, desempenham na superação da dicotomia conteúdo e método no processo de formação crítica dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4862_TB2873_22102024155434.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGUO GOMES CAMILO" "autor_nome_curto" => "Rodriguo Gomes" "autor_email" => "rodriguogomesbio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110916 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2873 "inscrito_id" => 4862 "titulo" => "ELETIVA DE PRÁTICAS LABORATORIAIS EM BIOLOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA E INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "No Brasil, o ensino de Biologia ainda é fortemente caracterizado pela utilização do método tradicional, onde o professor assume um papel ativo devido à suposta posse de conhecimento, enquanto o aluno adota uma postura passiva nesse percurso. Em vista disso, a utilização dos laboratórios nas escolas fica em segundo plano ou não são utilizados, o que dificulta o processo de aprendizagem. Desse modo, o presente relato de experiência tem como objetivo de apresentar os elementos que ressaltam o potencial da disciplina eletiva de práticas laboratoriais para o ensino de Biologia, no percurso de aprendizagem e crítica científica dos alunos. Ao todo, foram realizadas oito práticas diferentes entre os meses de abril a novembro de 2023, na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Sinhá Sabóia em Sobral – CE durante a residência pedagógica do subprojeto Biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. As atividades práticas ocorreram na eletiva de práticas laboratoriais em Biologia, no laboratório da escola. As práticas eram divididas em quatro momentos, sendo um destinado a introdução/problematização ao objeto de conhecimento por meio da apresentação de slides, um segundo momento destinado ao seu desenvolvimento, com a separação dos materiais e leitura do protocolo. Em seguida, houve a realização da prática e posteriormente a execução de uma atividade avaliativa. Durante todas as etapas foi perceptível que os estudantes participavam com entusiasmo, porém preferiam ir diretamente para a realização da prática. Uma das maiores dificuldades enfrentadas foi a falta de materiais básicos no laboratório, manutenção de equipamentos e o espaço ser limitado para o número de alunos. Dessa forma, observa-se a importância e o impacto positivo que as atividades práticas, planejadas, roteirizadas e refletidas com os alunos, desempenham na superação da dicotomia conteúdo e método no processo de formação crítica dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4862_TB2873_22102024155434.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGUO GOMES CAMILO" "autor_nome_curto" => "Rodriguo Gomes" "autor_email" => "rodriguogomesbio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }