Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELETIVA DE PRÁTICAS LABORATORIAIS EM BIOLOGIA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA E INTERDISCIPLINAR

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No Brasil, o ensino de Biologia ainda é fortemente caracterizado pela utilização do método tradicional, onde o professor assume um papel ativo devido à suposta posse de conhecimento, enquanto o aluno adota uma postura passiva nesse percurso. Em vista disso, a utilização dos laboratórios nas escolas fica em segundo plano ou não são utilizados, o que dificulta o processo de aprendizagem. Desse modo, o presente relato de experiência tem como objetivo de apresentar os elementos que ressaltam o potencial da disciplina eletiva de práticas laboratoriais para o ensino de Biologia, no percurso de aprendizagem e crítica científica dos alunos. Ao todo, foram realizadas oito práticas diferentes entre os meses de abril a novembro de 2023, na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Sinhá Sabóia em Sobral – CE durante a residência pedagógica do subprojeto Biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. As atividades práticas ocorreram na eletiva de práticas laboratoriais em Biologia, no laboratório da escola. As práticas eram divididas em quatro momentos, sendo um destinado a introdução/problematização ao objeto de conhecimento por meio da apresentação de slides, um segundo momento destinado ao seu desenvolvimento, com a separação dos materiais e leitura do protocolo. Em seguida, houve a realização da prática e posteriormente a execução de uma atividade avaliativa. Durante todas as etapas foi perceptível que os estudantes participavam com entusiasmo, porém preferiam ir diretamente para a realização da prática. Uma das maiores dificuldades enfrentadas foi a falta de materiais básicos no laboratório, manutenção de equipamentos e o espaço ser limitado para o número de alunos. Dessa forma, observa-se a importância e o impacto positivo que as atividades práticas, planejadas, roteirizadas e refletidas com os alunos, desempenham na superação da dicotomia conteúdo e método no processo de formação crítica dos alunos.

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