O Semiárido Nordestino corresponde a uma região brasileira que apresenta características singulares nos níveis climático, geográfico, como as baixas precipitações, e socioeconômico, a exemplo da desigualdade na distribuição de renda. Nesse cenário, é imprescindível que a escola e, com ela, o ensino de Geografia estejam alinhados às realidades cotidianas vivenciadas pelos estudantes que residem nessa área, com vistas a propiciar uma educação contextualizada e que faça o real sentido para a vida desses sujeitos. Nesse pano de fundo, este trabalho, correspondente a um recorte da dissertação de mestrado em educação, tem a finalidade de avaliar propostas pedagógicas de educação contextualizada da Geografia no Semiárido Nordestino. Para tanto, fez se uma pesquisa bibliográfica em trabalhos disponíveis no Google Acadêmico que abordassem propostas de ensino contextualizado de Geografia no Semiárido Nordestino. Com isso, selecionaram-se cinco (05) trabalhos que foram analisados qualitativo-interpretativamente, a partir das perspectivas teóricas da Educação Contextualizada e do Ensino de Geografia no/sobre o Semiárido. Os resultados obtidos apontam para a presença de propostas importantes sobre a temática, com atividades voltadas à construção de hortas, de maquetes e de outros recursos e estratégias que podem viabilizar uma educação contextualizada significativa da Geografia no/sobre Semiárido. Destarte, percebe-se que é possível promover, no contexto escolar, diálogos importantes entre a educação e a vida dos estudantes dessa região, embora esse processo precise se fazer mais frequente nas práticas dos professores de Geografia. Palavras-chave: Educação Contextualizada, Ensino de Geografia, Semiárido Nordestino.