EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A FORMAÇÃO DOCENTE – MOVIMENTOS EM (DES)CONSTRUÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111977 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4420 "inscrito_id" => 13660 "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A FORMAÇÃO DOCENTE – MOVIMENTOS EM (DES)CONSTRUÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL" "resumo" => "Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. Trata-se de uma investigação bibliográfica e documental acerca da formação docente e formação continuada de docentes para a Educação Profissional e Tecnológica - EPT. O objetivo geral da pesquisa é analisar os processos de formação continuada de docentes para a EPT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. O que por sua vez responde à questão investigativa sobre os impactos da formação continuada para a construção de uma educação integral. O referencial teórico, traz as contribuições de Nóvoa (2022) sobre a formação de professores; de Saviani (2011) acerca da pedagogia histórico-crítica, para conceber o processo ensino aprendizagem, e o trabalho docente na EPT conforme Moura (2014). Quanto aos procedimentos metodológicos, estes orientam-se à luz do paradigma interpretativista conforme Ribeiro et al. (2023), para a compreensão do mundo/cotidiano a partir das perspectivas dos sujeitos participantes da pesquisa. As técnicas utilizadas para a produção dos dados foram a pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, e entrevistas com os docentes do IFCE campus Ubajara. Os resultados da pesquisa apontam para dissonância entre processos de formação docente e a Educação Integral, pela ausência de políticas voltadas para a formação continuada de docentes para a EPT." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13660_TB4420_08102024093626.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA RENATA VENTURA TENÓRIO" "autor_nome_curto" => "Fca. RENATA" "autor_email" => "renataventura.1404@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111977 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4420 "inscrito_id" => 13660 "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A FORMAÇÃO DOCENTE – MOVIMENTOS EM (DES)CONSTRUÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL" "resumo" => "Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. Trata-se de uma investigação bibliográfica e documental acerca da formação docente e formação continuada de docentes para a Educação Profissional e Tecnológica - EPT. O objetivo geral da pesquisa é analisar os processos de formação continuada de docentes para a EPT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. O que por sua vez responde à questão investigativa sobre os impactos da formação continuada para a construção de uma educação integral. O referencial teórico, traz as contribuições de Nóvoa (2022) sobre a formação de professores; de Saviani (2011) acerca da pedagogia histórico-crítica, para conceber o processo ensino aprendizagem, e o trabalho docente na EPT conforme Moura (2014). Quanto aos procedimentos metodológicos, estes orientam-se à luz do paradigma interpretativista conforme Ribeiro et al. (2023), para a compreensão do mundo/cotidiano a partir das perspectivas dos sujeitos participantes da pesquisa. As técnicas utilizadas para a produção dos dados foram a pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, e entrevistas com os docentes do IFCE campus Ubajara. Os resultados da pesquisa apontam para dissonância entre processos de formação docente e a Educação Integral, pela ausência de políticas voltadas para a formação continuada de docentes para a EPT." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13660_TB4420_08102024093626.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA RENATA VENTURA TENÓRIO" "autor_nome_curto" => "Fca. RENATA" "autor_email" => "renataventura.1404@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }