Refere-se a uma análise qualitativa das respostas de um questionário aplicado às mães associadas à FAZ (Associação Fortaleza Azul), localizada na cidade de Fortaleza, Ceará. A FAZ está ligada à comunidade autista, prestando atendimentos multidisciplinares e apoio jurídico, quando necessário, e de acordo com sua capacidade. Vinte e seis mulheres deram respostas que nos possibilitaram entender o perfil de seus filhos em aspectos gerais, comportamentos, a rotina de terapias e o contexto escolar. Em virtude de tratarmos da Educação Inclusiva, nosso objetivo era saber o quanto as famílias estão sendo parceiras no desenvolvimento desses estudantes e o quanto estão sendo atendidas nas suas necessidades, como detentoras de direitos que existem para garantir o melhor resultado dentro do que é possível para cada aluno. Na sessão do questionário, que aborda o processo escolar, buscamos observar com mais detalhes se os pais colaboram ativamente com a escola, se o aluno gosta de frequentar o ambiente escolar, como é seu desempenho em relação aos demais, em média, se houve solicitação de acompanhante escolar por algum profissional da Saúde ou da Educação que os assistem, se houve, qual foi a reação da escola diante desse pedido. Também, questionamos se as famílias conhecem os direitos dos seus filhos como estudantes com deficiência e quais são. Como resultado, observamos que metade das famílias se diz ativa na rotina escolar, além disso, observamos que algumas famílias dizem saber de todas as garantias legais e outras, mostram que compreendem apenas parcialmente. Para apoiar e incentivar essas famílias será produzida uma cartilha orientadora. O objetivo é apresentar de maneira simples o conhecimento de que precisam para terem diálogos construtivos e colaborativos com os profissionais da escola, na tentativa de terem mais consciência de tudo o que já foi conquistado para que exista uma educação realmente inclusiva.