APRENDIZAGEM DOCENTE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113998 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7300 "inscrito_id" => 17882 "titulo" => "APRENDIZAGEM DOCENTE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Reconhecidamente, as crianças com deficiência têm o direito à educação em turmas do ensino regular. No entanto, nem sempre temos professores(as) que se sintam preparados para trabalhar com esse público. Esse é um direito conquistado com muitas lutas e não deve ser negligenciado. Dessa forma, garantir que essas crianças tenham apenas acesso aos espaços escolares não é suficiente. Assim, precisamos lutar por um ensino e aprendizagem que promova o desenvolvimento integral desses alunos. E nesse sentido, consideramos que o trabalho docente tem muito a contribuir nesse processo, e as crianças Público-alvo da Educação Especial (PAEE) têm muito a ensinar aos professores(as). Destarte, o presente relato de experiência tem como objetivo discorrer sobre momentos de desafios e muitas aprendizagens que a docência nos proporcionou no desenvolvimento de práticas pedagógicas com crianças PAEE em turma do ensino comum. Temos, portanto, um relato descritivo de abordagem qualitativa, fundamentada à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Compreendemos que a escola deve ser capaz de contribuir para a eliminação das barreiras atitudinais, pedagógicas, metodológicas, entre outras, e que os alunos com deficiência têm muito a ensinar à docência e a toda comunidade escolar. Entendemos que compartilhar experiências pode possibilitar reflexões mútuas e contribuir para a construção de novas possibilidades no processo de inclusão das crianças com deficiência em turmas do ensino regular." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17882_TB7300_10062024222639.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IDECIRES DOS SANTOS LAURINDO" "autor_nome_curto" => "IDECIRES DOS SA" "autor_email" => "ideciresdsl@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113998 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7300 "inscrito_id" => 17882 "titulo" => "APRENDIZAGEM DOCENTE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Reconhecidamente, as crianças com deficiência têm o direito à educação em turmas do ensino regular. No entanto, nem sempre temos professores(as) que se sintam preparados para trabalhar com esse público. Esse é um direito conquistado com muitas lutas e não deve ser negligenciado. Dessa forma, garantir que essas crianças tenham apenas acesso aos espaços escolares não é suficiente. Assim, precisamos lutar por um ensino e aprendizagem que promova o desenvolvimento integral desses alunos. E nesse sentido, consideramos que o trabalho docente tem muito a contribuir nesse processo, e as crianças Público-alvo da Educação Especial (PAEE) têm muito a ensinar aos professores(as). Destarte, o presente relato de experiência tem como objetivo discorrer sobre momentos de desafios e muitas aprendizagens que a docência nos proporcionou no desenvolvimento de práticas pedagógicas com crianças PAEE em turma do ensino comum. Temos, portanto, um relato descritivo de abordagem qualitativa, fundamentada à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Compreendemos que a escola deve ser capaz de contribuir para a eliminação das barreiras atitudinais, pedagógicas, metodológicas, entre outras, e que os alunos com deficiência têm muito a ensinar à docência e a toda comunidade escolar. Entendemos que compartilhar experiências pode possibilitar reflexões mútuas e contribuir para a construção de novas possibilidades no processo de inclusão das crianças com deficiência em turmas do ensino regular." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17882_TB7300_10062024222639.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IDECIRES DOS SANTOS LAURINDO" "autor_nome_curto" => "IDECIRES DOS SA" "autor_email" => "ideciresdsl@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }