O presente artigo aborda as dificuldades no processo de aprendizagem que estão relacionados com as metodologias de ensino. Nesse contexto, a gamificação surge como uma prática inovadora, utilizando elementos de jogos, como rankings e desafios, para motivar e envolver alunos, melhorando o processo de ensino-aprendizagem. A estratégia, quando aplicada adequadamente, não só impacta positivamente os alunos, despertando curiosidade e interesse, mas também revitaliza o ambiente de ensino, melhorando a relação entre professores e alunos. O artigo realiza uma análise bibliográfica das características e aplicabilidades da gamificação na educação, destacando sua eficiência quando aplicada de maneira flexível, adaptando jogos aos interesses acadêmicos. A metodologia do estudo envolveu a seleção criteriosa de artigos, coleta de dados e síntese das informações. No contexto educacional, a gamificação destaca-se por incorporar elementos dos jogos, promovendo interação, uso de tecnologias e colaboração. A revisão destaca ainda a relevância da gamificação no ambiente escolar, como a combinação de gamificação com sala de aula invertida. A gamificação também é explorada na formação de docentes, contribuindo para o engajamento, moral e senso de equipe. Pode-se conclui que a significativa contribuição da gamificação no desenvolvimento do indivíduo, atuando além do processo de ensino-aprendizagem e enfatizando sua diferenciação em relação à Aprendizagem Baseada em Games. A gamificação, ao ser incluída no Projeto Político Pedagógico, torna-se uma ferramenta valiosa para melhorar o desempenho de alunos e professores, especialmente com o suporte das novas tecnologias educacionais.