Programas de iniciação à docência como a Residência Pedagógica desempenham um papel importante na formação de professores, uma vez que permite ao licenciando estabelecer vivências com o futuro ambiente de trabalho. Além disso, durante as atividades do programa, os futuros docentes têm a oportunidade de realizar intervenções no ensino, fazendo-se uso de metodologias e estratégias pedagógicas estudadas no campo teórico. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar as metodologias utilizadas pelos residentes nas aulas de Química durante a Residência Pedagógica e as suas implicações na formação docente. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, no qual participaram 17 alunos que fizeram parte do Programa Residência Pedagógica no período de 2022 a 2024, no subprojeto de Química, em um curso de Licenciatura em Química ofertado pelo Instituto Federal do Piauí. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online enviado aos participantes através do WhatsApp. Empregouse a análise de conteúdo como método para o tratamento dos dados. Os resultados apontaram que as principais metodologias utilizadas pelos residentes durante as aulas de Química incluíam metodologias ativas, experimentação e jogos lúdicos. Também, ficou evidente que a implementação das metodologias em sala de aula contribuiu significativamente para a formação docente dos residentes, uma vez que puderam relacionar teoria-prática, aperfeiçoar as competências profissionais, sobretudo ao proporcionar a experiência em sala de aula. Assim, a partir das metodologias utilizadas pelos residentes, o programa de iniciação à docência apresentou um impacto positivo na formação do licenciando em Química.