Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE QUÍMICA E A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: AS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELOS RESIDENTES DURANTE A REGÊNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113247
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6257
    "inscrito_id" => 9852
    "titulo" => "O ENSINO DE QUÍMICA E A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: AS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELOS RESIDENTES DURANTE A REGÊNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Programas de iniciação à docência como a Residência Pedagógica desempenham um papel importante na formação de professores, uma vez que permite ao licenciando estabelecer vivências com o futuro ambiente de trabalho. Além disso, durante as atividades do programa, os futuros docentes têm a oportunidade de realizar intervenções no ensino, fazendo-se uso de metodologias e estratégias pedagógicas estudadas no campo teórico. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar as metodologias utilizadas pelos residentes nas aulas de Química durante a Residência Pedagógica e as suas implicações na formação docente. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, no qual participaram 17 alunos que fizeram parte do Programa Residência Pedagógica no período de 2022 a 2024, no subprojeto de Química, em um curso de Licenciatura em Química ofertado pelo Instituto Federal do Piauí. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online enviado aos participantes através do WhatsApp. Empregouse a análise de conteúdo como método para o tratamento dos dados. Os resultados apontaram que as principais metodologias utilizadas pelos residentes durante as aulas de Química incluíam metodologias ativas, experimentação e jogos lúdicos. Também, ficou evidente que a implementação das metodologias em sala de aula contribuiu significativamente para a formação docente dos residentes, uma vez que puderam relacionar teoria-prática, aperfeiçoar as competências profissionais, sobretudo ao proporcionar a experiência em sala de aula. Assim, a partir das metodologias utilizadas pelos residentes, o programa de iniciação à docência apresentou um impacto positivo na formação do licenciando em Química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9852_TB6257_11102024195759.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE CARVALHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Felipe Carvalho"
    "autor_email" => "felipeccarvalhos01@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113247
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6257
    "inscrito_id" => 9852
    "titulo" => "O ENSINO DE QUÍMICA E A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: AS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELOS RESIDENTES DURANTE A REGÊNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Programas de iniciação à docência como a Residência Pedagógica desempenham um papel importante na formação de professores, uma vez que permite ao licenciando estabelecer vivências com o futuro ambiente de trabalho. Além disso, durante as atividades do programa, os futuros docentes têm a oportunidade de realizar intervenções no ensino, fazendo-se uso de metodologias e estratégias pedagógicas estudadas no campo teórico. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar as metodologias utilizadas pelos residentes nas aulas de Química durante a Residência Pedagógica e as suas implicações na formação docente. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, no qual participaram 17 alunos que fizeram parte do Programa Residência Pedagógica no período de 2022 a 2024, no subprojeto de Química, em um curso de Licenciatura em Química ofertado pelo Instituto Federal do Piauí. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online enviado aos participantes através do WhatsApp. Empregouse a análise de conteúdo como método para o tratamento dos dados. Os resultados apontaram que as principais metodologias utilizadas pelos residentes durante as aulas de Química incluíam metodologias ativas, experimentação e jogos lúdicos. Também, ficou evidente que a implementação das metodologias em sala de aula contribuiu significativamente para a formação docente dos residentes, uma vez que puderam relacionar teoria-prática, aperfeiçoar as competências profissionais, sobretudo ao proporcionar a experiência em sala de aula. Assim, a partir das metodologias utilizadas pelos residentes, o programa de iniciação à docência apresentou um impacto positivo na formação do licenciando em Química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9852_TB6257_11102024195759.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE CARVALHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Felipe Carvalho"
    "autor_email" => "felipeccarvalhos01@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Programas de iniciação à docência como a Residência Pedagógica desempenham um papel importante na formação de professores, uma vez que permite ao licenciando estabelecer vivências com o futuro ambiente de trabalho. Além disso, durante as atividades do programa, os futuros docentes têm a oportunidade de realizar intervenções no ensino, fazendo-se uso de metodologias e estratégias pedagógicas estudadas no campo teórico. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar as metodologias utilizadas pelos residentes nas aulas de Química durante a Residência Pedagógica e as suas implicações na formação docente. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, no qual participaram 17 alunos que fizeram parte do Programa Residência Pedagógica no período de 2022 a 2024, no subprojeto de Química, em um curso de Licenciatura em Química ofertado pelo Instituto Federal do Piauí. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online enviado aos participantes através do WhatsApp. Empregouse a análise de conteúdo como método para o tratamento dos dados. Os resultados apontaram que as principais metodologias utilizadas pelos residentes durante as aulas de Química incluíam metodologias ativas, experimentação e jogos lúdicos. Também, ficou evidente que a implementação das metodologias em sala de aula contribuiu significativamente para a formação docente dos residentes, uma vez que puderam relacionar teoria-prática, aperfeiçoar as competências profissionais, sobretudo ao proporcionar a experiência em sala de aula. Assim, a partir das metodologias utilizadas pelos residentes, o programa de iniciação à docência apresentou um impacto positivo na formação do licenciando em Química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.