O PAPEL DO CORAÇÃO NA CIRCULAÇÃO SISTÊMICA E PULMONAR: UMA ABORDAGEM INCLUSIVA PARA DEFICIENTES VISUAIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111643 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3923 "inscrito_id" => 10266 "titulo" => "O PAPEL DO CORAÇÃO NA CIRCULAÇÃO SISTÊMICA E PULMONAR: UMA ABORDAGEM INCLUSIVA PARA DEFICIENTES VISUAIS" "resumo" => "O ensino da biologia destinado a indivíduos portadores de necessidades educacionais especiais tem se revelado uma tarefa desafiadora para os docentes, cuja complexidade advém, em parte, da dificuldade enfrentada por muitos ao empregar metodologias que propiciem a democratização do conhecimento. Tal impasse colabora para a perpetuação de um paradigma educacional arraigado, o qual, frequentemente, se revela destituído de inclusão para aqueles com diferentes dificuldades de aprendizagem. A integração de estudantes com deficiências em atividades de sala de aula fomentando sua participação ativa emerge, pois, como uma incumbência imprescindível para a transformação desse panorama. Dentro desse contexto, quando se pensa sobre o ensino da anatomia do coração, associada ao papel desse órgão na circulação sistêmica e pulmonar, a acessibilidade de deficientes visuais para o entendimento desse conteúdo de características visuais mostra-se extremamente importante. Para tanto, esse estudo propõe o desenvolvimento de um modelo didático do principal órgão do sistema cardiovascular, o coração, dispondo de artifícios sonoros e táteis, com diferentes texturas para localizar seus diferentes compartimentos internos e suas relações com artérias e veias que participam da circulação sanguínea, para facilitar o aprendizado de alunos com e sem deficiência visual. O modelo será programado via plataforma Arduíno, que utiliza programas que possibilitam o desenvolvimento de projetos eletrônicos de baixo custo e com praticidade. Neste contexto, o programa será configurado para produzir um som específico, complementado por uma descrição vocal que vincula-rá a área do coração pressionada às suas características morfológicas e funcionais. Este projeto busca contribuir para o preenchimento de uma lacuna na educação inclusiva, proporcionando uma abordagem tangível e acessível para ensinar e aprender conceitos complexos sobre o trajeto do sangue nos vasos que entram e saem do coração para a garantia da manutenção da vida, ajudando professores na sua prática docente de uma forma simples e atrativa que promova resultados satisfatórios na aprendizagem de alunos, em especial aqueles com deficiência visual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10266_TB3923_02052024152305.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON FELIPE CONSTANTINO LOPES" "autor_nome_curto" => "Anderson Felipe" "autor_email" => "andersonfelipecl@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111643 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3923 "inscrito_id" => 10266 "titulo" => "O PAPEL DO CORAÇÃO NA CIRCULAÇÃO SISTÊMICA E PULMONAR: UMA ABORDAGEM INCLUSIVA PARA DEFICIENTES VISUAIS" "resumo" => "O ensino da biologia destinado a indivíduos portadores de necessidades educacionais especiais tem se revelado uma tarefa desafiadora para os docentes, cuja complexidade advém, em parte, da dificuldade enfrentada por muitos ao empregar metodologias que propiciem a democratização do conhecimento. Tal impasse colabora para a perpetuação de um paradigma educacional arraigado, o qual, frequentemente, se revela destituído de inclusão para aqueles com diferentes dificuldades de aprendizagem. A integração de estudantes com deficiências em atividades de sala de aula fomentando sua participação ativa emerge, pois, como uma incumbência imprescindível para a transformação desse panorama. Dentro desse contexto, quando se pensa sobre o ensino da anatomia do coração, associada ao papel desse órgão na circulação sistêmica e pulmonar, a acessibilidade de deficientes visuais para o entendimento desse conteúdo de características visuais mostra-se extremamente importante. Para tanto, esse estudo propõe o desenvolvimento de um modelo didático do principal órgão do sistema cardiovascular, o coração, dispondo de artifícios sonoros e táteis, com diferentes texturas para localizar seus diferentes compartimentos internos e suas relações com artérias e veias que participam da circulação sanguínea, para facilitar o aprendizado de alunos com e sem deficiência visual. O modelo será programado via plataforma Arduíno, que utiliza programas que possibilitam o desenvolvimento de projetos eletrônicos de baixo custo e com praticidade. Neste contexto, o programa será configurado para produzir um som específico, complementado por uma descrição vocal que vincula-rá a área do coração pressionada às suas características morfológicas e funcionais. Este projeto busca contribuir para o preenchimento de uma lacuna na educação inclusiva, proporcionando uma abordagem tangível e acessível para ensinar e aprender conceitos complexos sobre o trajeto do sangue nos vasos que entram e saem do coração para a garantia da manutenção da vida, ajudando professores na sua prática docente de uma forma simples e atrativa que promova resultados satisfatórios na aprendizagem de alunos, em especial aqueles com deficiência visual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10266_TB3923_02052024152305.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON FELIPE CONSTANTINO LOPES" "autor_nome_curto" => "Anderson Felipe" "autor_email" => "andersonfelipecl@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }