AVALIAÇÃO EM PROFUNDIDADE DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES NO CONTRATURNO ESCOLAR DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO DISTRITO DA PAJUÇARA NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ (CEARÁ)
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113654 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6822 "inscrito_id" => 17597 "titulo" => "AVALIAÇÃO EM PROFUNDIDADE DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES NO CONTRATURNO ESCOLAR DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO DISTRITO DA PAJUÇARA NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ (CEARÁ)" "resumo" => "No contexto de expansão da política de educação integral e educação de tempo integral no Brasil, se faz necessário pensar as concepções e objetivos dos programas no contraturno escolar e sobre suas práticas executadas. A temática vem revelando a necessidade de aumentar o tempo escolar que garanta a formação integral, a promoção da cidadania e a redução das desigualdades nas oportunidades educacionais e sociais dos educandos, com a colaboração de ações intersetoriais. Neste sentido, propõe-se uma pesquisa avaliativa com um enfoque contra-hegemônico que tem o objetivo geral de avaliar o “Programa de Desenvolvimento das Atividades no Contraturno Escolar (PDACE)” nas escolas municipais do distrito da Pajuçara, no município de Maracanaú (Ceará)”, à luz da avaliação em profundidade de Rodrigues (2008), nas dimensões de conteúdo, contexto, trajetória, temporalidade e territorialidade da política. Esta pesquisa se justifica, visto que não foram identificadas pesquisas na temática e em específico no município de Maracanaú (Ceará), a partir da abordagem da avaliação em profundidade. A pesquisa teve natureza qualitativa, quanto aos objetivos a pesquisa se caracterizou como exploratória e descritiva, a partir da estratégia de estudo de caso múltiplo (Gil, 2008; Yin, 2001). Para a coleta de dados foi utilizado técnicas como: pesquisa bibliográfica e documental, aplicação de questionários, e entrevistas semiestruturadas (Gil, 2008). A análise dos dados coletados foi realizada a partir da análise documental e análise de discurso Orlandi, (2009). Os resultados indicam os seguintes achados: (i) o PDACE se apresenta com mais efetividade como uma estratégia indutora de educação de tempo integral existindo espaço limitado para o desenvolvimento da integralidade do aluno; (ii) há ausência de estratégias intersetoriais na formulação, implantação e execução do PDACE; (iii) o PDACE favorece na diminuição das desigualdades educacionais e da vulnerabilidade social dos alunos; (iv) o PDACE contribui na construção da cidadania dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17597_TB6822_03102024104305.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRELY RIBEIRO LOPES SILVA" "autor_nome_curto" => "MIRELY" "autor_email" => "lopesmirely@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113654 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6822 "inscrito_id" => 17597 "titulo" => "AVALIAÇÃO EM PROFUNDIDADE DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES NO CONTRATURNO ESCOLAR DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO DISTRITO DA PAJUÇARA NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ (CEARÁ)" "resumo" => "No contexto de expansão da política de educação integral e educação de tempo integral no Brasil, se faz necessário pensar as concepções e objetivos dos programas no contraturno escolar e sobre suas práticas executadas. A temática vem revelando a necessidade de aumentar o tempo escolar que garanta a formação integral, a promoção da cidadania e a redução das desigualdades nas oportunidades educacionais e sociais dos educandos, com a colaboração de ações intersetoriais. Neste sentido, propõe-se uma pesquisa avaliativa com um enfoque contra-hegemônico que tem o objetivo geral de avaliar o “Programa de Desenvolvimento das Atividades no Contraturno Escolar (PDACE)” nas escolas municipais do distrito da Pajuçara, no município de Maracanaú (Ceará)”, à luz da avaliação em profundidade de Rodrigues (2008), nas dimensões de conteúdo, contexto, trajetória, temporalidade e territorialidade da política. Esta pesquisa se justifica, visto que não foram identificadas pesquisas na temática e em específico no município de Maracanaú (Ceará), a partir da abordagem da avaliação em profundidade. A pesquisa teve natureza qualitativa, quanto aos objetivos a pesquisa se caracterizou como exploratória e descritiva, a partir da estratégia de estudo de caso múltiplo (Gil, 2008; Yin, 2001). Para a coleta de dados foi utilizado técnicas como: pesquisa bibliográfica e documental, aplicação de questionários, e entrevistas semiestruturadas (Gil, 2008). A análise dos dados coletados foi realizada a partir da análise documental e análise de discurso Orlandi, (2009). Os resultados indicam os seguintes achados: (i) o PDACE se apresenta com mais efetividade como uma estratégia indutora de educação de tempo integral existindo espaço limitado para o desenvolvimento da integralidade do aluno; (ii) há ausência de estratégias intersetoriais na formulação, implantação e execução do PDACE; (iii) o PDACE favorece na diminuição das desigualdades educacionais e da vulnerabilidade social dos alunos; (iv) o PDACE contribui na construção da cidadania dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17597_TB6822_03102024104305.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRELY RIBEIRO LOPES SILVA" "autor_nome_curto" => "MIRELY" "autor_email" => "lopesmirely@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }