ROBÓTICA EDUCACIONAL DESPLUGADA NO ENSINO INFANTIL: SURGE COMO UMA ALTERNATIVA INCLUSIVA E ACESSIVEL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113748 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6959 "inscrito_id" => 10629 "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL DESPLUGADA NO ENSINO INFANTIL: SURGE COMO UMA ALTERNATIVA INCLUSIVA E ACESSIVEL" "resumo" => "A Robótica, por outro prisma, busca desmitificar sua complexidade, deste modo, o presente trabalho traz como método alternativo o uso da robótica desplugada. Tratando-se da ausência de objetos que possuem plug que vão a tomada ou bateria, robótica sem eletrônicos no Ensino Fundamental 1, tem como base a necessidade de fundamentar e justificar a adoção dessa abordagem, acredita-se que compreender esses potenciais efeitos é essencial para respaldar a proposta de ensino, destacando como ela pode impactar positivamente o desenvolvimento integral dos alunos. A pesquisa foi realizada utilizando método Hipotético-Dedutivo, fundamentado nos princípios da engenharia de software experimental este método é amplamente reconhecido por sua capacidade de formular e testa hipóteses, proporcionado uma estrutura lógica para a investigação científica. A escolha de afastar-se dos meios eletrônicos teve como propósito mostrar que a robótica é uma disciplina acessível a todos, independentemente da familiaridade com tecnologia digital. Essa abordagem busca altera a ideia de que o ensino de robótica está estritamente ligado a computadores e dispositivos eletrônicos, fomentando a criatividade e a participação ativa das crianças. A robótica desplugada revelou-se uma maneira envolvente de introduzir conceitos complexos de forma acessível, estimulando o pensamento crítico e a criatividade nas mentes curiosas dos alunos, ao se utilizar de materiais de baixo custo no desenvolvimento das atividades, o que se torna inovador na aula de robótica, sem ferramentas tecnológicas, fomentando o pensamento computacional este possuindo pilares: Abstração, Decomposição, Reconhecimento de padrões e Algoritmos, Habilidades e competências essenciais para educação moderna. observou-se que a maioria dos estudantes optou pela abordagem da Robótica Plugada, enquanto outra parcela escolheu a Robótica Desplugada, e uma minoria demonstrou preferência por ambas as modalidades. Como resultado, é possível inferir que o ensino da Robótica Desplugada é viável, já que os materiais necessários foram adquiridos sem grandes dificuldades, despertando o interesse das crianças e fomentando a curiosidade em relação ao conteúdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10629_TB6959_01102024153219.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON WAGNER OLIVEIRA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "WELLINGTON" "autor_email" => "wellignton1705@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113748 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6959 "inscrito_id" => 10629 "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL DESPLUGADA NO ENSINO INFANTIL: SURGE COMO UMA ALTERNATIVA INCLUSIVA E ACESSIVEL" "resumo" => "A Robótica, por outro prisma, busca desmitificar sua complexidade, deste modo, o presente trabalho traz como método alternativo o uso da robótica desplugada. Tratando-se da ausência de objetos que possuem plug que vão a tomada ou bateria, robótica sem eletrônicos no Ensino Fundamental 1, tem como base a necessidade de fundamentar e justificar a adoção dessa abordagem, acredita-se que compreender esses potenciais efeitos é essencial para respaldar a proposta de ensino, destacando como ela pode impactar positivamente o desenvolvimento integral dos alunos. A pesquisa foi realizada utilizando método Hipotético-Dedutivo, fundamentado nos princípios da engenharia de software experimental este método é amplamente reconhecido por sua capacidade de formular e testa hipóteses, proporcionado uma estrutura lógica para a investigação científica. A escolha de afastar-se dos meios eletrônicos teve como propósito mostrar que a robótica é uma disciplina acessível a todos, independentemente da familiaridade com tecnologia digital. Essa abordagem busca altera a ideia de que o ensino de robótica está estritamente ligado a computadores e dispositivos eletrônicos, fomentando a criatividade e a participação ativa das crianças. A robótica desplugada revelou-se uma maneira envolvente de introduzir conceitos complexos de forma acessível, estimulando o pensamento crítico e a criatividade nas mentes curiosas dos alunos, ao se utilizar de materiais de baixo custo no desenvolvimento das atividades, o que se torna inovador na aula de robótica, sem ferramentas tecnológicas, fomentando o pensamento computacional este possuindo pilares: Abstração, Decomposição, Reconhecimento de padrões e Algoritmos, Habilidades e competências essenciais para educação moderna. observou-se que a maioria dos estudantes optou pela abordagem da Robótica Plugada, enquanto outra parcela escolheu a Robótica Desplugada, e uma minoria demonstrou preferência por ambas as modalidades. Como resultado, é possível inferir que o ensino da Robótica Desplugada é viável, já que os materiais necessários foram adquiridos sem grandes dificuldades, despertando o interesse das crianças e fomentando a curiosidade em relação ao conteúdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10629_TB6959_01102024153219.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON WAGNER OLIVEIRA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "WELLINGTON" "autor_email" => "wellignton1705@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }