OS IMPACTOS DA RUPTURA DAS RELAÇÕES FAMILIARES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111780 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4144 "inscrito_id" => 10374 "titulo" => "OS IMPACTOS DA RUPTURA DAS RELAÇÕES FAMILIARES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES" "resumo" => "Este trabalho explora a relação entre o ambiente familiar e o desempenho escolar, destacando a ruptura das relações familiares como um fator determinante no processo de ensino aprendizagem. Desse modo, esse artigo tem como objetivo analisar e discutir sobre os principais impactos da quebra das relações familiares e como isso afeta a aprendizagem e a trajetória escolar. Além disso, o artigo aborda as consequências dos problemas educacionais, enfatizando a importância da parceria entre escola e família. A metodologia deste trabalho é caracterizada como uma pesquisa exploratória do tipo bibliográfica, visando analisar as consequências do problema abordado, na perspectiva de diferentes autores. A coleta de dados foi realizada em bases de dados e nas produções já feitas sobre o tema. Constatou-se que a instabilidade familiar pode impactar negativamente o desempenho escolar, exigindo atenção tanto da escola quanto da comunidade familiar. Também ressalta-se a necessidade de uma abordagem abrangente que envolva tanto a escola quanto a família para otimizar o desenvolvimento educacional dos estudantes. Dentre os principais resultados obtidos podemos destacar que a ruptura das relações familiares pode instigar complicações nas relações interpessoais dos estudantes, comprometendo sua participação ativa no ambiente escolar. Ademais, a instabilidade familiar pode gerar ansiedade e estresse, afetando negativamente a concentração e o desempenho escolar. Em síntese, o artigo destaca a importância da colaboração entre escola, família e sociedade para criar um ambiente educacional enriquecedor, onde o envolvimento ativo de todos é essencial para uma educação abrangente e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10374_TB4144_03052024085829.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO JOSENILDO RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Josenildo" "autor_email" => "josenildorodrigues198@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111780 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4144 "inscrito_id" => 10374 "titulo" => "OS IMPACTOS DA RUPTURA DAS RELAÇÕES FAMILIARES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES" "resumo" => "Este trabalho explora a relação entre o ambiente familiar e o desempenho escolar, destacando a ruptura das relações familiares como um fator determinante no processo de ensino aprendizagem. Desse modo, esse artigo tem como objetivo analisar e discutir sobre os principais impactos da quebra das relações familiares e como isso afeta a aprendizagem e a trajetória escolar. Além disso, o artigo aborda as consequências dos problemas educacionais, enfatizando a importância da parceria entre escola e família. A metodologia deste trabalho é caracterizada como uma pesquisa exploratória do tipo bibliográfica, visando analisar as consequências do problema abordado, na perspectiva de diferentes autores. A coleta de dados foi realizada em bases de dados e nas produções já feitas sobre o tema. Constatou-se que a instabilidade familiar pode impactar negativamente o desempenho escolar, exigindo atenção tanto da escola quanto da comunidade familiar. Também ressalta-se a necessidade de uma abordagem abrangente que envolva tanto a escola quanto a família para otimizar o desenvolvimento educacional dos estudantes. Dentre os principais resultados obtidos podemos destacar que a ruptura das relações familiares pode instigar complicações nas relações interpessoais dos estudantes, comprometendo sua participação ativa no ambiente escolar. Ademais, a instabilidade familiar pode gerar ansiedade e estresse, afetando negativamente a concentração e o desempenho escolar. Em síntese, o artigo destaca a importância da colaboração entre escola, família e sociedade para criar um ambiente educacional enriquecedor, onde o envolvimento ativo de todos é essencial para uma educação abrangente e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10374_TB4144_03052024085829.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO JOSENILDO RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Josenildo" "autor_email" => "josenildorodrigues198@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }