Este trabalho explora a relação entre o ambiente familiar e o desempenho escolar, destacando a ruptura das relações familiares como um fator determinante no processo de ensino aprendizagem. Desse modo, esse artigo tem como objetivo analisar e discutir sobre os principais impactos da quebra das relações familiares e como isso afeta a aprendizagem e a trajetória escolar. Além disso, o artigo aborda as consequências dos problemas educacionais, enfatizando a importância da parceria entre escola e família. A metodologia deste trabalho é caracterizada como uma pesquisa exploratória do tipo bibliográfica, visando analisar as consequências do problema abordado, na perspectiva de diferentes autores. A coleta de dados foi realizada em bases de dados e nas produções já feitas sobre o tema. Constatou-se que a instabilidade familiar pode impactar negativamente o desempenho escolar, exigindo atenção tanto da escola quanto da comunidade familiar. Também ressalta-se a necessidade de uma abordagem abrangente que envolva tanto a escola quanto a família para otimizar o desenvolvimento educacional dos estudantes. Dentre os principais resultados obtidos podemos destacar que a ruptura das relações familiares pode instigar complicações nas relações interpessoais dos estudantes, comprometendo sua participação ativa no ambiente escolar. Ademais, a instabilidade familiar pode gerar ansiedade e estresse, afetando negativamente a concentração e o desempenho escolar. Em síntese, o artigo destaca a importância da colaboração entre escola, família e sociedade para criar um ambiente educacional enriquecedor, onde o envolvimento ativo de todos é essencial para uma educação abrangente e significativa.