O presente artigo tem como objetivo identificar os principais desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência no ensino superior, bem como as políticas e práticas de inclusão existentes nas instituições de ensino superior. Serão abordados temas como acessibilidades, atendimento educacional especializado, formação docente, adaptações curricular, preconceito e discriminação, dentre outros desafios que afetam a inclusão plena desses graduandos no ambiente acadêmico. Trata-se de uma revisão bibliográfica em busca de informações atualizadas sobre a inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior. Foram consultados artigos científicos nos bancos de dados Web Of Science e no Periódicos da Capes, dos últimos cinco anos (2020 a 2044). Além desses foram utilizados alguns livros, artigos, leis e documentos oficiais relacionados ao tema. A análise dos dados foi realizada em três etapas como recomenta Guerra (2014): a) a interação entre o objeto de estudo e pesquisador; b) o registro de dados ou informações coletadas; c) a interpretação/explicação do pesquisador. Os resultados encontrados abrangem aspectos como a identificação dos principais desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência, a avaliação das políticas e práticas de inclusão adotadas pelas instituições de ensino superior, a análise do impacto da inclusão no desempenho acadêmico desses estudantes e a identificação de boas práticas de inclusão que podem ser replicadas em outras instituições. Com base nos resultados encontrados nesta pesquisa, podemos concluir que a inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior ainda enfrenta significativos desafios, principalmente no âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu.