Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IACG – INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS DE GENÉTICA: VISÃO GERAL DA COMPREENSÃO DE EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A genética, como parte integradora da Biologia, tem por fundamento o estudo da hereditariedade, transmissão das características e os mecanismos evolutivos e ecológicos. No entanto, enfrenta desafios significativos na compreensão de seus conceitos essenciais, uma vez que estudos avaliativos apontam que os estudantes tanto do ensino médio quanto de graduação não atingem resultados minimamente satisfatórios. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento sobre os conceitos fundamentais de Genética através do desenvolvimento do Instrumento de Avaliação de Compreensões dos Conceitos Básicos de Genética – iACG. Este instrumento apresenta uma natureza quali-quantitativa e foi validado através do coeficiente alfa de Cronbach (? = 0,70) e do Composite Reliability (CR = 0,75). A análise dos resultados qualitativos foi realizada com a ferramenta IRAMUTEQ, utilizando a técnica de Nuvem de Palavras e análise de discursos através da Classificação Hierárquica Descendente (CHD). O iACG foi aplicado a 124 alunos recém-ingressados na Universidade Federal do Maranhão. Os resultados indicaram uma compreensão considerada INSUFICIENTE, com média geral de acertos de 58,33% nas questões quantitativas e cerca de 63% de respostas não específicas nas questões discursivas. Em síntese, os alunos apresentaram compreensões equivocadas e fragmentadas, evidenciando a falta de contextualização dos conceitos básicos, que compreenderam desde os princípios sobre hereditariedade a aspectos que englobam o atual papel da genética na melhoria da qualidade de vida e saúde. Considerando-se que a compreensão dos aspectos básicos de genética está inserida no cotidiano da sociedade e este entendimento é essencial não só para compreender a própria biologia, como também se constitui em um fator crítico da alfabetização científica, nossos resultados indicam que o entendimento acerca dos aspectos essenciais da genética, assim como de seus desdobramentos, requer uma maior atenção. Em adição, as situações de aprendizagem devem ocorrer de maneira integrada e contextualizada, permitindo assim uma compreensão mais ampla.

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