Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DE UM PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DA ESCOLA PARA ALUNOS INGRESSANTES E SUA CAMINHADA ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109591
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1004
    "inscrito_id" => 463
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE UM PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DA ESCOLA PARA ALUNOS INGRESSANTES E SUA CAMINHADA ESCOLAR"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica permite que residentes participem de diversas ações nas escolas-campo, como o planejamento, ambientação e regências. A Semana Pedagógica preconizada pelos professores é de suma importância para o planejamento pedagógico da escola durante o período escolar daquele ano letivo. Nele, são ouvidos os docentes e gestores escolares, assim como novas propostas de melhorias no ensino e acompanhamento dos alunos. Temos por objetivo relatar processos de aperfeiçoamento do ensino realizados pela escola-campo. Nesse âmbito a E.E.M. Adauto Bezerra, localizada em Fortaleza Ceará, se reuniu na semana pedagógica de 02/2024, onde propostas foram sugeridas que me causaram grande impacto, mostrando a real preocupação dos gestores para com os alunos ingressantes saídos do ensino fundamental e ingressando no ensino médio, onde viria uma nova carga de responsabilidade para os estudantes. Entre essas propostas, estavam a criação de avaliações de diagnóstico na primeira semana de regime escolar para os alunos ingressantes de 1° ano, onde o resultado da pontuação daria uma visão ampliada das dificuldades e desafios dos discentes e das salas em cada disciplina. Os resultados viriam apresentar as possíveis lacunas no ensino em que os alunos não foram expostos, e precisarão ser agora inseridos com cuidado para não apresentar maiores dificuldades nos anos seguintes de escola. A proposta indicava que, após a análise do desempenho dos alunos, estes, se preciso for, seriam encaminhados a aulas de reforço em horário ainda não definido. A organização, empenho e ânsia em ajudar os discentes com suas dificuldades, que poderão evoluir se não tratadas com antecedência, expõe para mim como relevante é o trabalho em conjunto de gestores e professores da instituição de ensino. Este esforço coletivo dos gestores me mostrou que a preparação para a atuação docente em sala de aula começa bem antes do aluno pisar nela."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID463_TB1004_23102024150330.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAHARA JOANNA SENA VIANA"
    "autor_nome_curto" => "MAHARA"
    "autor_email" => "maharasena.ms@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109591
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1004
    "inscrito_id" => 463
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE UM PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DA ESCOLA PARA ALUNOS INGRESSANTES E SUA CAMINHADA ESCOLAR"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica permite que residentes participem de diversas ações nas escolas-campo, como o planejamento, ambientação e regências. A Semana Pedagógica preconizada pelos professores é de suma importância para o planejamento pedagógico da escola durante o período escolar daquele ano letivo. Nele, são ouvidos os docentes e gestores escolares, assim como novas propostas de melhorias no ensino e acompanhamento dos alunos. Temos por objetivo relatar processos de aperfeiçoamento do ensino realizados pela escola-campo. Nesse âmbito a E.E.M. Adauto Bezerra, localizada em Fortaleza Ceará, se reuniu na semana pedagógica de 02/2024, onde propostas foram sugeridas que me causaram grande impacto, mostrando a real preocupação dos gestores para com os alunos ingressantes saídos do ensino fundamental e ingressando no ensino médio, onde viria uma nova carga de responsabilidade para os estudantes. Entre essas propostas, estavam a criação de avaliações de diagnóstico na primeira semana de regime escolar para os alunos ingressantes de 1° ano, onde o resultado da pontuação daria uma visão ampliada das dificuldades e desafios dos discentes e das salas em cada disciplina. Os resultados viriam apresentar as possíveis lacunas no ensino em que os alunos não foram expostos, e precisarão ser agora inseridos com cuidado para não apresentar maiores dificuldades nos anos seguintes de escola. A proposta indicava que, após a análise do desempenho dos alunos, estes, se preciso for, seriam encaminhados a aulas de reforço em horário ainda não definido. A organização, empenho e ânsia em ajudar os discentes com suas dificuldades, que poderão evoluir se não tratadas com antecedência, expõe para mim como relevante é o trabalho em conjunto de gestores e professores da instituição de ensino. Este esforço coletivo dos gestores me mostrou que a preparação para a atuação docente em sala de aula começa bem antes do aluno pisar nela."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID463_TB1004_23102024150330.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAHARA JOANNA SENA VIANA"
    "autor_nome_curto" => "MAHARA"
    "autor_email" => "maharasena.ms@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Programa Residência Pedagógica permite que residentes participem de diversas ações nas escolas-campo, como o planejamento, ambientação e regências. A Semana Pedagógica preconizada pelos professores é de suma importância para o planejamento pedagógico da escola durante o período escolar daquele ano letivo. Nele, são ouvidos os docentes e gestores escolares, assim como novas propostas de melhorias no ensino e acompanhamento dos alunos. Temos por objetivo relatar processos de aperfeiçoamento do ensino realizados pela escola-campo. Nesse âmbito a E.E.M. Adauto Bezerra, localizada em Fortaleza Ceará, se reuniu na semana pedagógica de 02/2024, onde propostas foram sugeridas que me causaram grande impacto, mostrando a real preocupação dos gestores para com os alunos ingressantes saídos do ensino fundamental e ingressando no ensino médio, onde viria uma nova carga de responsabilidade para os estudantes. Entre essas propostas, estavam a criação de avaliações de diagnóstico na primeira semana de regime escolar para os alunos ingressantes de 1° ano, onde o resultado da pontuação daria uma visão ampliada das dificuldades e desafios dos discentes e das salas em cada disciplina. Os resultados viriam apresentar as possíveis lacunas no ensino em que os alunos não foram expostos, e precisarão ser agora inseridos com cuidado para não apresentar maiores dificuldades nos anos seguintes de escola. A proposta indicava que, após a análise do desempenho dos alunos, estes, se preciso for, seriam encaminhados a aulas de reforço em horário ainda não definido. A organização, empenho e ânsia em ajudar os discentes com suas dificuldades, que poderão evoluir se não tratadas com antecedência, expõe para mim como relevante é o trabalho em conjunto de gestores e professores da instituição de ensino. Este esforço coletivo dos gestores me mostrou que a preparação para a atuação docente em sala de aula começa bem antes do aluno pisar nela.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.