O Programa Residência Pedagógica permite que residentes participem de diversas ações nas escolas-campo, como o planejamento, ambientação e regências. A Semana Pedagógica preconizada pelos professores é de suma importância para o planejamento pedagógico da escola durante o período escolar daquele ano letivo. Nele, são ouvidos os docentes e gestores escolares, assim como novas propostas de melhorias no ensino e acompanhamento dos alunos. Temos por objetivo relatar processos de aperfeiçoamento do ensino realizados pela escola-campo. Nesse âmbito a E.E.M. Adauto Bezerra, localizada em Fortaleza Ceará, se reuniu na semana pedagógica de 02/2024, onde propostas foram sugeridas que me causaram grande impacto, mostrando a real preocupação dos gestores para com os alunos ingressantes saídos do ensino fundamental e ingressando no ensino médio, onde viria uma nova carga de responsabilidade para os estudantes. Entre essas propostas, estavam a criação de avaliações de diagnóstico na primeira semana de regime escolar para os alunos ingressantes de 1° ano, onde o resultado da pontuação daria uma visão ampliada das dificuldades e desafios dos discentes e das salas em cada disciplina. Os resultados viriam apresentar as possíveis lacunas no ensino em que os alunos não foram expostos, e precisarão ser agora inseridos com cuidado para não apresentar maiores dificuldades nos anos seguintes de escola. A proposta indicava que, após a análise do desempenho dos alunos, estes, se preciso for, seriam encaminhados a aulas de reforço em horário ainda não definido. A organização, empenho e ânsia em ajudar os discentes com suas dificuldades, que poderão evoluir se não tratadas com antecedência, expõe para mim como relevante é o trabalho em conjunto de gestores e professores da instituição de ensino. Este esforço coletivo dos gestores me mostrou que a preparação para a atuação docente em sala de aula começa bem antes do aluno pisar nela.