A IMPORTÂNCIA DE UM PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DA ESCOLA PARA ALUNOS INGRESSANTES E SUA CAMINHADA ESCOLAR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109591 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1004 "inscrito_id" => 463 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE UM PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DA ESCOLA PARA ALUNOS INGRESSANTES E SUA CAMINHADA ESCOLAR" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica permite que residentes participem de diversas ações nas escolas-campo, como o planejamento, ambientação e regências. A Semana Pedagógica preconizada pelos professores é de suma importância para o planejamento pedagógico da escola durante o período escolar daquele ano letivo. Nele, são ouvidos os docentes e gestores escolares, assim como novas propostas de melhorias no ensino e acompanhamento dos alunos. Temos por objetivo relatar processos de aperfeiçoamento do ensino realizados pela escola-campo. Nesse âmbito a E.E.M. Adauto Bezerra, localizada em Fortaleza Ceará, se reuniu na semana pedagógica de 02/2024, onde propostas foram sugeridas que me causaram grande impacto, mostrando a real preocupação dos gestores para com os alunos ingressantes saídos do ensino fundamental e ingressando no ensino médio, onde viria uma nova carga de responsabilidade para os estudantes. Entre essas propostas, estavam a criação de avaliações de diagnóstico na primeira semana de regime escolar para os alunos ingressantes de 1° ano, onde o resultado da pontuação daria uma visão ampliada das dificuldades e desafios dos discentes e das salas em cada disciplina. Os resultados viriam apresentar as possíveis lacunas no ensino em que os alunos não foram expostos, e precisarão ser agora inseridos com cuidado para não apresentar maiores dificuldades nos anos seguintes de escola. A proposta indicava que, após a análise do desempenho dos alunos, estes, se preciso for, seriam encaminhados a aulas de reforço em horário ainda não definido. A organização, empenho e ânsia em ajudar os discentes com suas dificuldades, que poderão evoluir se não tratadas com antecedência, expõe para mim como relevante é o trabalho em conjunto de gestores e professores da instituição de ensino. Este esforço coletivo dos gestores me mostrou que a preparação para a atuação docente em sala de aula começa bem antes do aluno pisar nela." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID463_TB1004_23102024150330.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAHARA JOANNA SENA VIANA" "autor_nome_curto" => "MAHARA" "autor_email" => "maharasena.ms@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109591 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1004 "inscrito_id" => 463 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE UM PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DA ESCOLA PARA ALUNOS INGRESSANTES E SUA CAMINHADA ESCOLAR" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica permite que residentes participem de diversas ações nas escolas-campo, como o planejamento, ambientação e regências. A Semana Pedagógica preconizada pelos professores é de suma importância para o planejamento pedagógico da escola durante o período escolar daquele ano letivo. Nele, são ouvidos os docentes e gestores escolares, assim como novas propostas de melhorias no ensino e acompanhamento dos alunos. Temos por objetivo relatar processos de aperfeiçoamento do ensino realizados pela escola-campo. Nesse âmbito a E.E.M. Adauto Bezerra, localizada em Fortaleza Ceará, se reuniu na semana pedagógica de 02/2024, onde propostas foram sugeridas que me causaram grande impacto, mostrando a real preocupação dos gestores para com os alunos ingressantes saídos do ensino fundamental e ingressando no ensino médio, onde viria uma nova carga de responsabilidade para os estudantes. Entre essas propostas, estavam a criação de avaliações de diagnóstico na primeira semana de regime escolar para os alunos ingressantes de 1° ano, onde o resultado da pontuação daria uma visão ampliada das dificuldades e desafios dos discentes e das salas em cada disciplina. Os resultados viriam apresentar as possíveis lacunas no ensino em que os alunos não foram expostos, e precisarão ser agora inseridos com cuidado para não apresentar maiores dificuldades nos anos seguintes de escola. A proposta indicava que, após a análise do desempenho dos alunos, estes, se preciso for, seriam encaminhados a aulas de reforço em horário ainda não definido. A organização, empenho e ânsia em ajudar os discentes com suas dificuldades, que poderão evoluir se não tratadas com antecedência, expõe para mim como relevante é o trabalho em conjunto de gestores e professores da instituição de ensino. Este esforço coletivo dos gestores me mostrou que a preparação para a atuação docente em sala de aula começa bem antes do aluno pisar nela." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID463_TB1004_23102024150330.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAHARA JOANNA SENA VIANA" "autor_nome_curto" => "MAHARA" "autor_email" => "maharasena.ms@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }