O objetivo deste estudo foi investigar a formação continuada dos professores alfabetizadores, analisando como acontece esse processo de formação. A metodologia adotada para este estudo foi uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, realizada através de consultas a livros e artigos científicos disponíveis nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com artigos, dissertações e teses abordando a temática formação continuada de professores. A formação de professores é motivo de debates e pesquisas no campo educacional abrangendo as formações iniciais e continuada, nesse trabalho abordamos a formação continuada dos professores alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental; professor este que possui curso de licenciatura em pedagogia e é o responsável por trabalhar todas as disciplinas da estrutura curricular das turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Dentre os resultados obtidos elencamos que o profissional precisa estar em constante formação para conseguir desenvolver suas atividades cotidianas, buscando alfabetizar alunos dos mais diversos níveis, usando métodos e metodologias inovadoras. Os textos selecionados apontam que as formações vêm sendo planejadas, estruturadas e desenvolvidas de forma contínua, pois as redes precisam atuar de acordo com a legislação vigente, além de buscarem uma melhoria na qualidade do ensino ofertado e na qualificação dos professores. Com base nas pesquisas evidencia-se que ainda é preciso reflexões e debates, buscando uma formação que articule a teoria com a prática, possibilitando aos professores que dialoguem com seus pares, na busca da ressignificação das suas práticas pedagógicas. Ao longo da pesquisa ficou evidenciado que a formação continuada dos professores está diretamente ligada à melhoria da qualidade do ensino.