EDUCAR QUEM EDUCA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111188 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3250 "inscrito_id" => 10749 "titulo" => "EDUCAR QUEM EDUCA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES" "resumo" => "O objetivo deste estudo foi investigar a formação continuada dos professores alfabetizadores, analisando como acontece esse processo de formação. A metodologia adotada para este estudo foi uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, realizada através de consultas a livros e artigos científicos disponíveis nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com artigos, dissertações e teses abordando a temática formação continuada de professores. A formação de professores é motivo de debates e pesquisas no campo educacional abrangendo as formações iniciais e continuada, nesse trabalho abordamos a formação continuada dos professores alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental; professor este que possui curso de licenciatura em pedagogia e é o responsável por trabalhar todas as disciplinas da estrutura curricular das turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Dentre os resultados obtidos elencamos que o profissional precisa estar em constante formação para conseguir desenvolver suas atividades cotidianas, buscando alfabetizar alunos dos mais diversos níveis, usando métodos e metodologias inovadoras. Os textos selecionados apontam que as formações vêm sendo planejadas, estruturadas e desenvolvidas de forma contínua, pois as redes precisam atuar de acordo com a legislação vigente, além de buscarem uma melhoria na qualidade do ensino ofertado e na qualificação dos professores. Com base nas pesquisas evidencia-se que ainda é preciso reflexões e debates, buscando uma formação que articule a teoria com a prática, possibilitando aos professores que dialoguem com seus pares, na busca da ressignificação das suas práticas pedagógicas. Ao longo da pesquisa ficou evidenciado que a formação continuada dos professores está diretamente ligada à melhoria da qualidade do ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10749_TB3250_28102024212043.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIANE RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "CLAUDIANE" "autor_email" => "claudianemarau@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111188 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3250 "inscrito_id" => 10749 "titulo" => "EDUCAR QUEM EDUCA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES" "resumo" => "O objetivo deste estudo foi investigar a formação continuada dos professores alfabetizadores, analisando como acontece esse processo de formação. A metodologia adotada para este estudo foi uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, realizada através de consultas a livros e artigos científicos disponíveis nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com artigos, dissertações e teses abordando a temática formação continuada de professores. A formação de professores é motivo de debates e pesquisas no campo educacional abrangendo as formações iniciais e continuada, nesse trabalho abordamos a formação continuada dos professores alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental; professor este que possui curso de licenciatura em pedagogia e é o responsável por trabalhar todas as disciplinas da estrutura curricular das turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Dentre os resultados obtidos elencamos que o profissional precisa estar em constante formação para conseguir desenvolver suas atividades cotidianas, buscando alfabetizar alunos dos mais diversos níveis, usando métodos e metodologias inovadoras. Os textos selecionados apontam que as formações vêm sendo planejadas, estruturadas e desenvolvidas de forma contínua, pois as redes precisam atuar de acordo com a legislação vigente, além de buscarem uma melhoria na qualidade do ensino ofertado e na qualificação dos professores. Com base nas pesquisas evidencia-se que ainda é preciso reflexões e debates, buscando uma formação que articule a teoria com a prática, possibilitando aos professores que dialoguem com seus pares, na busca da ressignificação das suas práticas pedagógicas. Ao longo da pesquisa ficou evidenciado que a formação continuada dos professores está diretamente ligada à melhoria da qualidade do ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10749_TB3250_28102024212043.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIANE RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "CLAUDIANE" "autor_email" => "claudianemarau@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }