O AFETO NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114427 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7925 "inscrito_id" => 1031 "titulo" => "O AFETO NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO" "resumo" => "A inclusão de crianças com deficiência tem crescido nos últimos anos, especialmente devido às políticas públicas de inclusão. Muitos são os desafios de escolas e professores para compreender, aceitar e se adaptar à nova realidade. Como ela é um movimento sem volta, os professores precisam encontrar mecanismos de sobrevivência e adaptação diante desta nova realidade. Por isso, a experiência ensina que a afetividade pode ser um caminho relevante como estratégia de diminuir dificuldades dos docentes e, também, atingir os objetivos com a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. Este trabalho pretende apresentar o relato de um caso em que se percebeu a relevância da afetividade na relação pedagógica com uma criança com autismo, no âmbito da Educação Infantil. Do ponto de vista metodológico, além de apresentar o caso em forma de relato, far-se-á uma reflexão teórica acerca das práticas escolhidas e de como as tomadas de decisão afetaram diretamente as mudanças percebidas no comportamento e, portanto, nas aprendizagens da criança. Utilizou-se registros fotográficos, diário de bordo e relatórios do estudante para compor os instrumentos para a coleta de dados desta pesquisa. Espera-se que este texto possa contribuir para outros professores no sentido de demonstrar a relevância da afetividade no tratamento dado a crianças com necessidades educacionais especiais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1031_TB7925_03082024221354.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS DE SOUZA MACHADO" "autor_nome_curto" => "Marcos de Souza" "autor_email" => "marcos.machado@ufba.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114427 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7925 "inscrito_id" => 1031 "titulo" => "O AFETO NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO" "resumo" => "A inclusão de crianças com deficiência tem crescido nos últimos anos, especialmente devido às políticas públicas de inclusão. Muitos são os desafios de escolas e professores para compreender, aceitar e se adaptar à nova realidade. Como ela é um movimento sem volta, os professores precisam encontrar mecanismos de sobrevivência e adaptação diante desta nova realidade. Por isso, a experiência ensina que a afetividade pode ser um caminho relevante como estratégia de diminuir dificuldades dos docentes e, também, atingir os objetivos com a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. Este trabalho pretende apresentar o relato de um caso em que se percebeu a relevância da afetividade na relação pedagógica com uma criança com autismo, no âmbito da Educação Infantil. Do ponto de vista metodológico, além de apresentar o caso em forma de relato, far-se-á uma reflexão teórica acerca das práticas escolhidas e de como as tomadas de decisão afetaram diretamente as mudanças percebidas no comportamento e, portanto, nas aprendizagens da criança. Utilizou-se registros fotográficos, diário de bordo e relatórios do estudante para compor os instrumentos para a coleta de dados desta pesquisa. Espera-se que este texto possa contribuir para outros professores no sentido de demonstrar a relevância da afetividade no tratamento dado a crianças com necessidades educacionais especiais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1031_TB7925_03082024221354.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS DE SOUZA MACHADO" "autor_nome_curto" => "Marcos de Souza" "autor_email" => "marcos.machado@ufba.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }