Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE PRODUTO EDUCACIONAL: FORMAÇÃO PARA EDUCADORES/AS POPULARES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113314
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6342
    "inscrito_id" => 16478
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE PRODUTO EDUCACIONAL: FORMAÇÃO PARA EDUCADORES/AS POPULARES"
    "resumo" => "Este trabalho é recorte da pesquisa em andamento do mestrado profissional em educação intitulada “Um Estudo Preliminar de Cursinhos Populares de Extensão Universitária em Minas Gerais” cujo objetivo geral é mapear e caracterizar os cursinhos populares desenvolvidos como projetos de extensão, em específico aqueles vinculados a instituições de ensino superior públicas de Minas Gerais. Por se tratar de um mestrado profissional, um dos objetivos da pesquisa deve estar relacionado a um produto educacional que represente um retorno, para a sociedade, do que é produzido na academia. Neste sentido, este estudo visa discorrer sobre as etapas para o alcance do objetivo específico que atende essa determinação, que se trata de elaborar proposta de produto educacional que atenda às demandas apresentadas pelas coordenações dos cursinhos populares. Os referenciais que embasam esta investigação se relacionam à fundamentação dos cursinhos populares e a atuação docente nesses espaços, juventudes, dentre outros. De início, realizou-se um levantamento por meio de questionário enviado por email aos cursinhos populares pesquisados para identificar qual seria a proposta adequada à realidade desses espaços. Foram apresentadas duas opções: um curso online para formação dos/as professores dos CPs, pesquisa com os/as egressos/as que oriente o processo e uma opção aberta para que pudessem apontar outras necessidades. A elaboração de uma proposta de formação online para os/as educadores/as populares foi a opção mais escolhida. Em seguida, mapeou-se com os CPs, da mesma forma citada acima, quais temas seriam mais relevantes para uma formação. Pretende-se desenvolver esta proposta, posteriormente, como uma ação de extensão coordenada pela mestranda com o apoio de voluntários, tanto na produção de material quanto na tutoria da turma. Além disso, espera-se que o momento de formação seja potente para troca de experiência entre os/as participantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16478_TB6342_17102024103006.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIA REGINA DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "Claudia Castro"
    "autor_email" => "claudiapedagogia@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113314
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6342
    "inscrito_id" => 16478
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE PRODUTO EDUCACIONAL: FORMAÇÃO PARA EDUCADORES/AS POPULARES"
    "resumo" => "Este trabalho é recorte da pesquisa em andamento do mestrado profissional em educação intitulada “Um Estudo Preliminar de Cursinhos Populares de Extensão Universitária em Minas Gerais” cujo objetivo geral é mapear e caracterizar os cursinhos populares desenvolvidos como projetos de extensão, em específico aqueles vinculados a instituições de ensino superior públicas de Minas Gerais. Por se tratar de um mestrado profissional, um dos objetivos da pesquisa deve estar relacionado a um produto educacional que represente um retorno, para a sociedade, do que é produzido na academia. Neste sentido, este estudo visa discorrer sobre as etapas para o alcance do objetivo específico que atende essa determinação, que se trata de elaborar proposta de produto educacional que atenda às demandas apresentadas pelas coordenações dos cursinhos populares. Os referenciais que embasam esta investigação se relacionam à fundamentação dos cursinhos populares e a atuação docente nesses espaços, juventudes, dentre outros. De início, realizou-se um levantamento por meio de questionário enviado por email aos cursinhos populares pesquisados para identificar qual seria a proposta adequada à realidade desses espaços. Foram apresentadas duas opções: um curso online para formação dos/as professores dos CPs, pesquisa com os/as egressos/as que oriente o processo e uma opção aberta para que pudessem apontar outras necessidades. A elaboração de uma proposta de formação online para os/as educadores/as populares foi a opção mais escolhida. Em seguida, mapeou-se com os CPs, da mesma forma citada acima, quais temas seriam mais relevantes para uma formação. Pretende-se desenvolver esta proposta, posteriormente, como uma ação de extensão coordenada pela mestranda com o apoio de voluntários, tanto na produção de material quanto na tutoria da turma. Além disso, espera-se que o momento de formação seja potente para troca de experiência entre os/as participantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16478_TB6342_17102024103006.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIA REGINA DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "Claudia Castro"
    "autor_email" => "claudiapedagogia@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho é recorte da pesquisa em andamento do mestrado profissional em educação intitulada “Um Estudo Preliminar de Cursinhos Populares de Extensão Universitária em Minas Gerais” cujo objetivo geral é mapear e caracterizar os cursinhos populares desenvolvidos como projetos de extensão, em específico aqueles vinculados a instituições de ensino superior públicas de Minas Gerais. Por se tratar de um mestrado profissional, um dos objetivos da pesquisa deve estar relacionado a um produto educacional que represente um retorno, para a sociedade, do que é produzido na academia. Neste sentido, este estudo visa discorrer sobre as etapas para o alcance do objetivo específico que atende essa determinação, que se trata de elaborar proposta de produto educacional que atenda às demandas apresentadas pelas coordenações dos cursinhos populares. Os referenciais que embasam esta investigação se relacionam à fundamentação dos cursinhos populares e a atuação docente nesses espaços, juventudes, dentre outros. De início, realizou-se um levantamento por meio de questionário enviado por email aos cursinhos populares pesquisados para identificar qual seria a proposta adequada à realidade desses espaços. Foram apresentadas duas opções: um curso online para formação dos/as professores dos CPs, pesquisa com os/as egressos/as que oriente o processo e uma opção aberta para que pudessem apontar outras necessidades. A elaboração de uma proposta de formação online para os/as educadores/as populares foi a opção mais escolhida. Em seguida, mapeou-se com os CPs, da mesma forma citada acima, quais temas seriam mais relevantes para uma formação. Pretende-se desenvolver esta proposta, posteriormente, como uma ação de extensão coordenada pela mestranda com o apoio de voluntários, tanto na produção de material quanto na tutoria da turma. Além disso, espera-se que o momento de formação seja potente para troca de experiência entre os/as participantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.