AS INTERFACES DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E MUSEAL: ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVA PARA O ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113451 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6537 "inscrito_id" => 13534 "titulo" => "AS INTERFACES DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E MUSEAL: ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVA PARA O ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS." "resumo" => "O Conselho Internacional de Museus (ICOM) aprovou no mês de agosto de 2022, em Praga, capital da República Checa uma nova definição para os museus. O texto traz importantes alterações devido a inclusão de novos termos e conceitos desafiadores para nossa contemporaneidade como sustentabilidade, comunidade, diversidade e inclusão. Os museus são importantes instrumentos de preservação da memória cultural de um povo. Exerce um papel importante em recuperar, preservar e disseminar a memória coletiva através de seu patrimônio material e imaterial. Além disso, despertam a curiosidade e estimulam debates que promovem a socialização e os princípios da cidadania e inclusão. O objetivo deste artigo é estudar as possíveis interfaces da educação escolar e museal refletindo sobre novas estratégias e práticas pedagógicas para a educação infantil e fundamental anos iniciais e, a potencialidade educacional de forma complementar e suplementar desses espaços. Para isso precisamos refletir sobre a formação inicial e continuada para professores, pedagogos e profissionais da educação; em especial os professores que hoje atuam na educação básica que não tiveram em suas formações iniciais disciplinas relacionadas a inclusão e diversidade. Serão abordados nessa investigação a formação das equipes de profissionais presentes nos núcleos educativos dos museus, a importância da diversidade de competências e habilidades desses educadores e, dos profissionais envolvidos nesses processos. Além de reflexões sobre a produção de novas estratégias e práticas pedagógicas para estudantes da educação infantil e fundamental anos iniciais. São inegáveis as contribuições educacionais dos espaços museais, disponibilizadas através dos mais diversos acervos, sempre associados as intencionalidades curatoriais presentes em múltiplas temáticas, metodologias e tipologias. Para que os conteúdos disponibilizados nos museus possam ter o seu caráter social, educacional, cultural e inclusivos garantidos, deve-se assegurar materiais educativos para todas as fases da educação básica e que sejam adaptados para todos os visitantes, visto que recebemos, públicos diversos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13534_TB6537_30092024131230.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL DIAS SILVA" "autor_nome_curto" => "Rafael Silva" "autor_email" => "rafael.dias.silva@alumni.usp.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113451 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6537 "inscrito_id" => 13534 "titulo" => "AS INTERFACES DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E MUSEAL: ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVA PARA O ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS." "resumo" => "O Conselho Internacional de Museus (ICOM) aprovou no mês de agosto de 2022, em Praga, capital da República Checa uma nova definição para os museus. O texto traz importantes alterações devido a inclusão de novos termos e conceitos desafiadores para nossa contemporaneidade como sustentabilidade, comunidade, diversidade e inclusão. Os museus são importantes instrumentos de preservação da memória cultural de um povo. Exerce um papel importante em recuperar, preservar e disseminar a memória coletiva através de seu patrimônio material e imaterial. Além disso, despertam a curiosidade e estimulam debates que promovem a socialização e os princípios da cidadania e inclusão. O objetivo deste artigo é estudar as possíveis interfaces da educação escolar e museal refletindo sobre novas estratégias e práticas pedagógicas para a educação infantil e fundamental anos iniciais e, a potencialidade educacional de forma complementar e suplementar desses espaços. Para isso precisamos refletir sobre a formação inicial e continuada para professores, pedagogos e profissionais da educação; em especial os professores que hoje atuam na educação básica que não tiveram em suas formações iniciais disciplinas relacionadas a inclusão e diversidade. Serão abordados nessa investigação a formação das equipes de profissionais presentes nos núcleos educativos dos museus, a importância da diversidade de competências e habilidades desses educadores e, dos profissionais envolvidos nesses processos. Além de reflexões sobre a produção de novas estratégias e práticas pedagógicas para estudantes da educação infantil e fundamental anos iniciais. São inegáveis as contribuições educacionais dos espaços museais, disponibilizadas através dos mais diversos acervos, sempre associados as intencionalidades curatoriais presentes em múltiplas temáticas, metodologias e tipologias. Para que os conteúdos disponibilizados nos museus possam ter o seu caráter social, educacional, cultural e inclusivos garantidos, deve-se assegurar materiais educativos para todas as fases da educação básica e que sejam adaptados para todos os visitantes, visto que recebemos, públicos diversos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13534_TB6537_30092024131230.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL DIAS SILVA" "autor_nome_curto" => "Rafael Silva" "autor_email" => "rafael.dias.silva@alumni.usp.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }