Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSOS LÚDICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA SAÚDE ÚNICA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109986
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1568
    "inscrito_id" => 1647
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSOS LÚDICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA SAÚDE ÚNICA."
    "resumo" => "Jogos lúdicos (físicos e virtuais) foram produzidos pelos discentes da disciplina de projeto temático integrador 5 e aplicado aos estudantes do ensino médio a fim de introduzir os estudantes ao conceito da saúde única. Inicialmente, a atividade foi concebida como parte integrante do encerramento da disciplina de Projeto Temático Integrado (PTI) 5. Para isso, foram selecionadas duas turmas do 2º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de Pernambuco que tinha no seu itinerário formativo a eletiva de saúde única. No início da atividade, foi realizada uma apresentação sobre a definição de saúde única. Adiante, foram desenvolvidos três jogos, sendo dois digitais e um físico. O primeiro jogo digital foi elaborado na plataforma Word Wall, abordando medidas preventivas e modos de transmissão de doenças parasitárias relacionadas a ambientes poluídos. O segundo foi criado na plataforma Kahoot, explorando o conceito de saúde única em um contexto amplo, enfatizando sua relevância para o meio ambiente.Após a aplicação dos jogos, foi percebido que a plataforma word wall foi mais propícia que o kahoot, tendo em vista os alunos necessitavam possuir internet para conseguir jogar o kahoot, e poucos alunos tinham esse acesso, isso porque a escola não disponibiliza rede wi-fi. Já a mímica foi bastante efetiva, porém se observou que alguns alunos se sentiam inibidos, havendo uma certa resistência em participar do jogo. Em síntese, almejamos que os alunos despertem o interesse em conhecer sobre a saúde única, aprendendo e conscientizando-se acerca dos temas abordados de forma lúdica, buscando uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem, evitando uma transmissão de conteúdos maçantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1647_TB1568_10102024144545.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Rita de Cássia"
    "autor_email" => "ritadecassia04102000@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109986
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1568
    "inscrito_id" => 1647
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSOS LÚDICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA SAÚDE ÚNICA."
    "resumo" => "Jogos lúdicos (físicos e virtuais) foram produzidos pelos discentes da disciplina de projeto temático integrador 5 e aplicado aos estudantes do ensino médio a fim de introduzir os estudantes ao conceito da saúde única. Inicialmente, a atividade foi concebida como parte integrante do encerramento da disciplina de Projeto Temático Integrado (PTI) 5. Para isso, foram selecionadas duas turmas do 2º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de Pernambuco que tinha no seu itinerário formativo a eletiva de saúde única. No início da atividade, foi realizada uma apresentação sobre a definição de saúde única. Adiante, foram desenvolvidos três jogos, sendo dois digitais e um físico. O primeiro jogo digital foi elaborado na plataforma Word Wall, abordando medidas preventivas e modos de transmissão de doenças parasitárias relacionadas a ambientes poluídos. O segundo foi criado na plataforma Kahoot, explorando o conceito de saúde única em um contexto amplo, enfatizando sua relevância para o meio ambiente.Após a aplicação dos jogos, foi percebido que a plataforma word wall foi mais propícia que o kahoot, tendo em vista os alunos necessitavam possuir internet para conseguir jogar o kahoot, e poucos alunos tinham esse acesso, isso porque a escola não disponibiliza rede wi-fi. Já a mímica foi bastante efetiva, porém se observou que alguns alunos se sentiam inibidos, havendo uma certa resistência em participar do jogo. Em síntese, almejamos que os alunos despertem o interesse em conhecer sobre a saúde única, aprendendo e conscientizando-se acerca dos temas abordados de forma lúdica, buscando uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem, evitando uma transmissão de conteúdos maçantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1647_TB1568_10102024144545.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Rita de Cássia"
    "autor_email" => "ritadecassia04102000@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Jogos lúdicos (físicos e virtuais) foram produzidos pelos discentes da disciplina de projeto temático integrador 5 e aplicado aos estudantes do ensino médio a fim de introduzir os estudantes ao conceito da saúde única. Inicialmente, a atividade foi concebida como parte integrante do encerramento da disciplina de Projeto Temático Integrado (PTI) 5. Para isso, foram selecionadas duas turmas do 2º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de Pernambuco que tinha no seu itinerário formativo a eletiva de saúde única. No início da atividade, foi realizada uma apresentação sobre a definição de saúde única. Adiante, foram desenvolvidos três jogos, sendo dois digitais e um físico. O primeiro jogo digital foi elaborado na plataforma Word Wall, abordando medidas preventivas e modos de transmissão de doenças parasitárias relacionadas a ambientes poluídos. O segundo foi criado na plataforma Kahoot, explorando o conceito de saúde única em um contexto amplo, enfatizando sua relevância para o meio ambiente.Após a aplicação dos jogos, foi percebido que a plataforma word wall foi mais propícia que o kahoot, tendo em vista os alunos necessitavam possuir internet para conseguir jogar o kahoot, e poucos alunos tinham esse acesso, isso porque a escola não disponibiliza rede wi-fi. Já a mímica foi bastante efetiva, porém se observou que alguns alunos se sentiam inibidos, havendo uma certa resistência em participar do jogo. Em síntese, almejamos que os alunos despertem o interesse em conhecer sobre a saúde única, aprendendo e conscientizando-se acerca dos temas abordados de forma lúdica, buscando uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem, evitando uma transmissão de conteúdos maçantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.