ENSINO DE FUNÇÕES MEDIADO PELO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113372 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6421 "inscrito_id" => 1224 "titulo" => "ENSINO DE FUNÇÕES MEDIADO PELO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA" "resumo" => "Esse trabalho faz parte do levantamento bibliográfico para um projeto de pesquisa de Pós-Graduação e trata-se de um mapeamento sistemático da literatura relativo ao ensino de funções mediado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Buscou-se encontrar nas plataformas Google Acadêmico, Scielo e Periódicos CAPES artigos científicos, em português, que versam sobre o tema, para verificar na literatura quais recursos tecnológicos são mais adequados para o ensino de funções. Utilizou-se a metodologia qualitativa e a análise de conteúdo de Bardin para categorizar os trabalhos selecionados quanto aos recursos tecnológicos e embasamento teórico utilizados nos trabalhos. A análise proporcionou uma visão mais ampla da literatura, que se mostrou diversificada quanto ao apoio teórico, devido à complexidade de contextos de ensino e aprendizagem. Constatou-se que a grande maioria dos trabalhos utilizou o Geogebra como recurso tecnológico da pesquisa, o que evidencia o grande potencial educacional desse software." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1224_TB6421_28102024102436.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORGE LUIZ CREMONTTI FILHO" "autor_nome_curto" => "Jorge Cremontti" "autor_email" => "jorgecremontti@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113372 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6421 "inscrito_id" => 1224 "titulo" => "ENSINO DE FUNÇÕES MEDIADO PELO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA" "resumo" => "Esse trabalho faz parte do levantamento bibliográfico para um projeto de pesquisa de Pós-Graduação e trata-se de um mapeamento sistemático da literatura relativo ao ensino de funções mediado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Buscou-se encontrar nas plataformas Google Acadêmico, Scielo e Periódicos CAPES artigos científicos, em português, que versam sobre o tema, para verificar na literatura quais recursos tecnológicos são mais adequados para o ensino de funções. Utilizou-se a metodologia qualitativa e a análise de conteúdo de Bardin para categorizar os trabalhos selecionados quanto aos recursos tecnológicos e embasamento teórico utilizados nos trabalhos. A análise proporcionou uma visão mais ampla da literatura, que se mostrou diversificada quanto ao apoio teórico, devido à complexidade de contextos de ensino e aprendizagem. Constatou-se que a grande maioria dos trabalhos utilizou o Geogebra como recurso tecnológico da pesquisa, o que evidencia o grande potencial educacional desse software." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1224_TB6421_28102024102436.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORGE LUIZ CREMONTTI FILHO" "autor_nome_curto" => "Jorge Cremontti" "autor_email" => "jorgecremontti@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }