Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTAS DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO COMPLEMENTAR DENTRO DE DISCIPLINAS OFERTADAS AO CURSO DE OCEANOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111272
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3371
    "inscrito_id" => 8884
    "titulo" => "PROPOSTAS DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO COMPLEMENTAR DENTRO DE DISCIPLINAS OFERTADAS AO CURSO DE OCEANOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "resumo" => "A educação sempre se fez presente na humanidade, apresentando-se de diversas formas. Uma das formas em que se mostra particularmente efetiva e democrática é através do uso de jogos didáticos. A natureza lúdica desse tipo de atividade introduz o conhecimento para o público de maneira leve e descontraída, por vezes criando assim uma aprendizagem tão forte quanto outras ferramentas de ensino tradicional. Com esse nicho em vista, houve a ideia de desenvolver jogos voltados ao ensino de conceitos da biologia para alunos de graduação. Inicialmente focados para as disciplinas de Invertebrados Marinhos e Bentologia do curso de Oceanografia da Universidade Federal do Ceará, estes jogos estão sendo viabilizados através do programa de iniciação à docência dessas disciplinas com o apoio do laboratorio de Zoobentos da Universidade Federal do Ceará. O primeiro Jogo se baseia no jogo “Dobble” utilizando classes de invertebrados marinhos para o desenvolvimento da atividade, com o nome Caça-Classes. O segundo se trata de um jogo de cartas no estilo "combine 3" no qual o foco principal seria a classificação taxonômica de filos, o qual ainda irá ser nomeado. No momento, os jogos já estão em fase final de desenvolvimento para serem aplicados em sala de aula. Espera-se que com eles os alunos consigam aprender de maneira mais facil a grande diversidade de classificações taxonômicas do reino animal, aumentando assim seu desempenho acadêmico e desenvolvendo habilidades desejáveis a um profissional que trabalhe na área biológica. Os jogos educativos uma vez desenvolvidos irão fazer parte do acervo didático do laboratório de Zoobentos da UFC, do qual os professores responsáveis são os mesmos que ministram as aulas dos temas vinculados aos jogos. Dessa maneira o material poderá ser utilizado por várias turmas tendo assim seu potencial expandido."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID8884_TB3371_08042024221634.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORAN HONÓRIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LORAN"
    "autor_email" => "loran10.0@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111272
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3371
    "inscrito_id" => 8884
    "titulo" => "PROPOSTAS DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO COMPLEMENTAR DENTRO DE DISCIPLINAS OFERTADAS AO CURSO DE OCEANOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "resumo" => "A educação sempre se fez presente na humanidade, apresentando-se de diversas formas. Uma das formas em que se mostra particularmente efetiva e democrática é através do uso de jogos didáticos. A natureza lúdica desse tipo de atividade introduz o conhecimento para o público de maneira leve e descontraída, por vezes criando assim uma aprendizagem tão forte quanto outras ferramentas de ensino tradicional. Com esse nicho em vista, houve a ideia de desenvolver jogos voltados ao ensino de conceitos da biologia para alunos de graduação. Inicialmente focados para as disciplinas de Invertebrados Marinhos e Bentologia do curso de Oceanografia da Universidade Federal do Ceará, estes jogos estão sendo viabilizados através do programa de iniciação à docência dessas disciplinas com o apoio do laboratorio de Zoobentos da Universidade Federal do Ceará. O primeiro Jogo se baseia no jogo “Dobble” utilizando classes de invertebrados marinhos para o desenvolvimento da atividade, com o nome Caça-Classes. O segundo se trata de um jogo de cartas no estilo "combine 3" no qual o foco principal seria a classificação taxonômica de filos, o qual ainda irá ser nomeado. No momento, os jogos já estão em fase final de desenvolvimento para serem aplicados em sala de aula. Espera-se que com eles os alunos consigam aprender de maneira mais facil a grande diversidade de classificações taxonômicas do reino animal, aumentando assim seu desempenho acadêmico e desenvolvendo habilidades desejáveis a um profissional que trabalhe na área biológica. Os jogos educativos uma vez desenvolvidos irão fazer parte do acervo didático do laboratório de Zoobentos da UFC, do qual os professores responsáveis são os mesmos que ministram as aulas dos temas vinculados aos jogos. Dessa maneira o material poderá ser utilizado por várias turmas tendo assim seu potencial expandido."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID8884_TB3371_08042024221634.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORAN HONÓRIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LORAN"
    "autor_email" => "loran10.0@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A educação sempre se fez presente na humanidade, apresentando-se de diversas formas. Uma das formas em que se mostra particularmente efetiva e democrática é através do uso de jogos didáticos. A natureza lúdica desse tipo de atividade introduz o conhecimento para o público de maneira leve e descontraída, por vezes criando assim uma aprendizagem tão forte quanto outras ferramentas de ensino tradicional. Com esse nicho em vista, houve a ideia de desenvolver jogos voltados ao ensino de conceitos da biologia para alunos de graduação. Inicialmente focados para as disciplinas de Invertebrados Marinhos e Bentologia do curso de Oceanografia da Universidade Federal do Ceará, estes jogos estão sendo viabilizados através do programa de iniciação à docência dessas disciplinas com o apoio do laboratorio de Zoobentos da Universidade Federal do Ceará. O primeiro Jogo se baseia no jogo “Dobble” utilizando classes de invertebrados marinhos para o desenvolvimento da atividade, com o nome Caça-Classes. O segundo se trata de um jogo de cartas no estilo "combine 3" no qual o foco principal seria a classificação taxonômica de filos, o qual ainda irá ser nomeado. No momento, os jogos já estão em fase final de desenvolvimento para serem aplicados em sala de aula. Espera-se que com eles os alunos consigam aprender de maneira mais facil a grande diversidade de classificações taxonômicas do reino animal, aumentando assim seu desempenho acadêmico e desenvolvendo habilidades desejáveis a um profissional que trabalhe na área biológica. Os jogos educativos uma vez desenvolvidos irão fazer parte do acervo didático do laboratório de Zoobentos da UFC, do qual os professores responsáveis são os mesmos que ministram as aulas dos temas vinculados aos jogos. Dessa maneira o material poderá ser utilizado por várias turmas tendo assim seu potencial expandido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.