O presente trabalho tem como objetivo principal refletir sobre como a indissociabilidade entre a teoria e prática estão interligadas nos processos de ensino e aprendizagem, de tal maneira que, destacar como ocorre o ato de construção da identidade profissional de futuros docentes, sendo esse um processo contínuo? ou se efetiva apenas quando o discente se configura docente mediante término da graduação? Nas intermediações do Programa Residência Pedagógica (PRP), como a vivência com professores orientadores, preceptores e alunos podem contribuir no si tornar profissionais da educação? Diante dessas indagações pode-se olhar as políticas formativas de professores e refletir como a inserção no ambiente escolar favorecem, impactam e contribuem para a formação inicial de professores através de um processo de convivialidade educacional. Diante desse processo formativo teórico e prático, cabe aqui destacar quais são as contribuições do PRP. Por fim é necessário considerar que o programa se apresenta como um meio de maior inserção dos alunos de licenciaturas em atividades práticas, conclui-se que diante da união teoria e prática e as vivências nas escolas contribuem para a construção da identidade docente, que se dar de maneira contínua e processual. Esse estudo baseia-se principalmente nas contribuições dos seguintes autores: Bezerra (2020), Freire (1987), Nóvoa (2022) e entre outros.