A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO POSSIBILIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE ATRAVÉS DA UNIÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114136 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7480 "inscrito_id" => 14410 "titulo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO POSSIBILIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE ATRAVÉS DA UNIÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo principal refletir sobre como a indissociabilidade entre a teoria e prática estão interligadas nos processos de ensino e aprendizagem, de tal maneira que, destacar como ocorre o ato de construção da identidade profissional de futuros docentes, sendo esse um processo contínuo? ou se efetiva apenas quando o discente se configura docente mediante término da graduação? Nas intermediações do Programa Residência Pedagógica (PRP), como a vivência com professores orientadores, preceptores e alunos podem contribuir no si tornar profissionais da educação? Diante dessas indagações pode-se olhar as políticas formativas de professores e refletir como a inserção no ambiente escolar favorecem, impactam e contribuem para a formação inicial de professores através de um processo de convivialidade educacional. Diante desse processo formativo teórico e prático, cabe aqui destacar quais são as contribuições do PRP. Por fim é necessário considerar que o programa se apresenta como um meio de maior inserção dos alunos de licenciaturas em atividades práticas, conclui-se que diante da união teoria e prática e as vivências nas escolas contribuem para a construção da identidade docente, que se dar de maneira contínua e processual. Esse estudo baseia-se principalmente nas contribuições dos seguintes autores: Bezerra (2020), Freire (1987), Nóvoa (2022) e entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14410_TB7480_27102024225007.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIO GUEDES FELICIANO" "autor_nome_curto" => "Fabio Guedes" "autor_email" => "fabioguedes322@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114136 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7480 "inscrito_id" => 14410 "titulo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO POSSIBILIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE ATRAVÉS DA UNIÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo principal refletir sobre como a indissociabilidade entre a teoria e prática estão interligadas nos processos de ensino e aprendizagem, de tal maneira que, destacar como ocorre o ato de construção da identidade profissional de futuros docentes, sendo esse um processo contínuo? ou se efetiva apenas quando o discente se configura docente mediante término da graduação? Nas intermediações do Programa Residência Pedagógica (PRP), como a vivência com professores orientadores, preceptores e alunos podem contribuir no si tornar profissionais da educação? Diante dessas indagações pode-se olhar as políticas formativas de professores e refletir como a inserção no ambiente escolar favorecem, impactam e contribuem para a formação inicial de professores através de um processo de convivialidade educacional. Diante desse processo formativo teórico e prático, cabe aqui destacar quais são as contribuições do PRP. Por fim é necessário considerar que o programa se apresenta como um meio de maior inserção dos alunos de licenciaturas em atividades práticas, conclui-se que diante da união teoria e prática e as vivências nas escolas contribuem para a construção da identidade docente, que se dar de maneira contínua e processual. Esse estudo baseia-se principalmente nas contribuições dos seguintes autores: Bezerra (2020), Freire (1987), Nóvoa (2022) e entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14410_TB7480_27102024225007.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIO GUEDES FELICIANO" "autor_nome_curto" => "Fabio Guedes" "autor_email" => "fabioguedes322@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }