UMA PEDAGOGA EM FORMAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DAS TEMÁTICAS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIAS NA MONITORIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113319 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6352 "inscrito_id" => 14204 "titulo" => "UMA PEDAGOGA EM FORMAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DAS TEMÁTICAS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIAS NA MONITORIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL" "resumo" => "O artigo relata e discute acerca da formação da pedagoga a partir da experiência da estudante pesquisadora no trabalho de monitoria e na pesquisa que se desenvolveu ao longo de três semestres letivos no Curso de Licenciatura em Pedagogia no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. O objetivo geral do plano de trabalho foi o de compreender como as experiências de monitoria contribuíram na formação pessoal e profissional da estudante. De outra parte, os objetivos específicos da nossa pesquisa foram: a) Compreender as concepções de formação humana, pedagogia e monitoria que norteiam o nosso trabalho; b) Analisar como tais concepções estão presentes nas três experiências de monitoria e nas temáticas trabalhadas pelo professor orientador nos componentes curriculares que tratam de filosofia e epistemologia da educação; c) Demonstrar como as experiências de monitoria contribuíram na formação da pedagoga. Utilizamos a pesquisa qualitativa ancorada em Gil (2008) e Biklen e Bogdan (1982), numa abordagem que destaca a compreensão pessoal do objeto estudado. Como suporte teórico, utilizamos as pesquisas retratadas por Dantas (2014), Frison (2016), Ferreira (2019), Franco, Libâneo e Pimenta (2011), Röhr (2013), entre outros. A relevância social e acadêmica da pesquisa insere-se na necessidade de compreender o potencial formativo da atividade de monitoria na construção da identidade da pedagoga. Isso ficou claramente demonstrado nos resultados desse estudo, dentre os quais destacamos: a) O comprometimento da estudante em colocar sob análise sua própria formação; b) a construção, desconstrução e reconstrução de uma possível identidade profissional a partir das acepções dos termos ‘pedagoga’ e ‘pedagogia’; c) a apropriação dos sentidos da formação humana na seleção, discussão e vivência das temáticas pertinentes à filosofia da educação; d) o reconhecimento de si enquanto pedagoga no exercício da monitoria." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14204_TB6352_04062024132846.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLÁUCIA DE ARAÚJO MEIRA" "autor_nome_curto" => "GLÁUCIA MEIRA" "autor_email" => "glauciameirapedagoga@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113319 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6352 "inscrito_id" => 14204 "titulo" => "UMA PEDAGOGA EM FORMAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DAS TEMÁTICAS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIAS NA MONITORIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL" "resumo" => "O artigo relata e discute acerca da formação da pedagoga a partir da experiência da estudante pesquisadora no trabalho de monitoria e na pesquisa que se desenvolveu ao longo de três semestres letivos no Curso de Licenciatura em Pedagogia no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. O objetivo geral do plano de trabalho foi o de compreender como as experiências de monitoria contribuíram na formação pessoal e profissional da estudante. De outra parte, os objetivos específicos da nossa pesquisa foram: a) Compreender as concepções de formação humana, pedagogia e monitoria que norteiam o nosso trabalho; b) Analisar como tais concepções estão presentes nas três experiências de monitoria e nas temáticas trabalhadas pelo professor orientador nos componentes curriculares que tratam de filosofia e epistemologia da educação; c) Demonstrar como as experiências de monitoria contribuíram na formação da pedagoga. Utilizamos a pesquisa qualitativa ancorada em Gil (2008) e Biklen e Bogdan (1982), numa abordagem que destaca a compreensão pessoal do objeto estudado. Como suporte teórico, utilizamos as pesquisas retratadas por Dantas (2014), Frison (2016), Ferreira (2019), Franco, Libâneo e Pimenta (2011), Röhr (2013), entre outros. A relevância social e acadêmica da pesquisa insere-se na necessidade de compreender o potencial formativo da atividade de monitoria na construção da identidade da pedagoga. Isso ficou claramente demonstrado nos resultados desse estudo, dentre os quais destacamos: a) O comprometimento da estudante em colocar sob análise sua própria formação; b) a construção, desconstrução e reconstrução de uma possível identidade profissional a partir das acepções dos termos ‘pedagoga’ e ‘pedagogia’; c) a apropriação dos sentidos da formação humana na seleção, discussão e vivência das temáticas pertinentes à filosofia da educação; d) o reconhecimento de si enquanto pedagoga no exercício da monitoria." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14204_TB6352_04062024132846.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLÁUCIA DE ARAÚJO MEIRA" "autor_nome_curto" => "GLÁUCIA MEIRA" "autor_email" => "glauciameirapedagoga@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }