O trabalho apresentado é um estudo reflexivo, sobre o uso das tecnologias na educação como ferramenta de aprendizagem. Visando mostrar a importância e contribuições do uso de ferramentas tecnológicas e que facilitam a aprendizagem. Objetiva esse trabalho mostrar autores que reforçam essa ideia da contribuição do uso das tecnologias, além da otimização do trabalho pedagógico, facilita a aquisição de conhecimento. Ressalta-se, evidentemente, a preocupação com as formas apropriadas para desenvolver as ações nas quais serão utilizados meios tecnológicos diferenciados, já que a principal preocupação deve ser sempre um aprendizado prático e agradável, em consonância com a evolução dos instrumentos usados para fins didáticos. E, nos dias atuais todos os envolvidos no processo educativo pedagógico, passaram a integrar o cotidiano, nunca foi tão indispensável, o uso das tecnologias da educação para favorecer a aprendizagem. A discussão faz-se necessária pelo fato do crescente uso das tecnologias digitais no meio educacional, durante a pandemia da Covid-19, anos após surgem rumores sobre a proibição de aparelhos e que possibilitam a integração de conteúdos digitais a sala de aula, assim como ferramentas que agilizam resultados, possibilitando o ensino e aprendizagem dinâmica e eficaz. Assim o trabalho vem contribuir com o debate da funcionalidade das tecnologias digitais, seus usos, benefícios e prejuízos à educação vigente.