O presente artigo buscou analisar as condições de trabalho docente no Colégio Estadual Regina Pacis - CERP por meio da qualidade da infraestrutura, das condições materiais e dos recursos humanos. A ausência de espaços adequados tais como laboratórios assim como a ausência de boas condições materiais como projetores, computadores e televisores para o ensino dos conteúdos programáticos, geram redução do tempo livre, ou seja, aumento do trabalho para o docente, uma vez que, o mesmo terá de desenvolver estratégias pedagógicas que irão suprimir a ausência de recursos básicos estruturais e materiais nas escolas, decorrendo assim em uma redução das condições de trabalho, impactando diretamente a saúde dos profissionais do magistério. Para determinação da qualidade infraestrutural e material fora adotado método de análise quali-quanti adaptado de Neto et al. (2013) onde foi elaborado um percentual com base na presença ou ausência de boas condições materiais e infraestruturais. Para análise dos recursos humanos foi utilizado o índice de esforço docente - IED, obtido no Censo Escolar da Educação Básica realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Portanto, neste estudo realizou-se análises de cunho bibliográficos por meio de autores como Gasparini et al. (2005) e Garcia et al. (2021), assim como trabalho de campo com visita in loco nas salas de aulas, laboratórios e sala dos professores, onde foi registrado a partir de fotografias tais espaços para melhor análise dos dados. Com base nos resultados obtidos no estudo por meio do campo, dos percentuais adaptados de Neto et al. (2013) e do IED, o colégio estudado possui no geral condições materiais, infraestruturais e de recursos humanos adequadas, sendo necessário mais investimentos. Tais resultados ressaltam a necessidade e importância de políticas públicas de investimentos na melhoria da qualidade de condições de trabalho dos profissionais do magistério.