O presente estudo aborda o ensino de saúde da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular do Tocantins (DCT). Visando promover a educação integral dos estudantes por meio da incorporação de temas transversais, como saúde, nos currículos escolares. Estes temas são essenciais para abordar questões relevantes para a formação cidadã e o desenvolvimento de competências socioemocionais, além de contribuírem para a prevenção de doenças e a promoção de hábitos saudáveis. O estudo buscou analisar como o ensino em saúde é implementado no contexto educacional, considerando as especificidades e diretrizes estabelecidas pela BNCC. Utilizou-se metodologia de revisão bibliográfica, para explorar as tendências, desafios e oportunidades na integração do ensino de saúde nos currículos escolares. Os resultados da pesquisa revelam desafios significativos na implementação prática desses princípios no ambiente escolar, destacando a necessidade de abordagens mais integradas e práticas que conectem a teoria com as experiências dos estudantes no ensino em saúde. É ressaltada a importância de uma abordagem colaborativa e inovadora no ensino de saúde, sugerindo maior capacitação de educadores e utilização de materiais didáticos que unem teoria e prática. Em suma, o estudo contribui para a compreensão da implementação do ensino de saúde na educação básica brasileira, ressaltando a relevância de continuar explorando e aprimorando as práticas educacionais na área da saúde.