ENSINO DE INGLÊS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA RAINHA DOS ANJOS (CAIC) EM PETROLINA – PE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112886 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5697 "inscrito_id" => 12133 "titulo" => "ENSINO DE INGLÊS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA RAINHA DOS ANJOS (CAIC) EM PETROLINA – PE" "resumo" => "Este estudo explora os desafios e propostas para o ensino de língua inglesa a alunos com transtorno do espectro autista (TEA) na perspectiva da educação inclusiva. Baseado na experiência da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos em Petrolina (PE) e na literatura sobre o tema, o trabalho analisa o processo didático com estas crianças e a utilização de metodologias de ensino que facilitem sua adaptação e desenvolvimento ao apresentar um panorama da legislação e políticas públicas de educação para pessoas com autismo no Brasil, investigar os desafios e estratégias enfrentados pela comunidade escolar no ensino de inglês para estudantes com transtornos do espectro autista e sugerir soluções na perspectiva da educação inclusiva e do Desenho Universal para Aprendizagem. Apesar da legislação brasileira garantir o direito à educação para pessoas com deficiência, a inclusão nas escolas regulares ainda enfrenta diversos desafios. Professores, muitas vezes despreparados, têm dificuldades para atender às necessidades específicas dos alunos com TEA, gerando frustração e ineficiência no processo de aprendizagem. O estudo adota uma abordagem qualitativa, utilizando como metodologia principal o estudo de caso. Os resultados demonstram a necessidade de formação continuada para os professores, capacitando-os a lidar com as diversidades presentes em sala de aula. Além disso, é fundamental implementar metodologias de ensino flexíveis e individualizadas, que considerem as características e o ritmo de aprendizagem de cada estudante com TEA. A inclusão de alunos com necessidades especiais requer um esforço coletivo e um ambiente escolar preparado para acolhê-los adequadamente e garantir o direito à educação de qualidade para todos, independentemente de suas diferenças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12133_TB5697_02102024094619.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL LEMOS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL LEMOS" "autor_email" => "lemosraquel.ga@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112886 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5697 "inscrito_id" => 12133 "titulo" => "ENSINO DE INGLÊS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA RAINHA DOS ANJOS (CAIC) EM PETROLINA – PE" "resumo" => "Este estudo explora os desafios e propostas para o ensino de língua inglesa a alunos com transtorno do espectro autista (TEA) na perspectiva da educação inclusiva. Baseado na experiência da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos em Petrolina (PE) e na literatura sobre o tema, o trabalho analisa o processo didático com estas crianças e a utilização de metodologias de ensino que facilitem sua adaptação e desenvolvimento ao apresentar um panorama da legislação e políticas públicas de educação para pessoas com autismo no Brasil, investigar os desafios e estratégias enfrentados pela comunidade escolar no ensino de inglês para estudantes com transtornos do espectro autista e sugerir soluções na perspectiva da educação inclusiva e do Desenho Universal para Aprendizagem. Apesar da legislação brasileira garantir o direito à educação para pessoas com deficiência, a inclusão nas escolas regulares ainda enfrenta diversos desafios. Professores, muitas vezes despreparados, têm dificuldades para atender às necessidades específicas dos alunos com TEA, gerando frustração e ineficiência no processo de aprendizagem. O estudo adota uma abordagem qualitativa, utilizando como metodologia principal o estudo de caso. Os resultados demonstram a necessidade de formação continuada para os professores, capacitando-os a lidar com as diversidades presentes em sala de aula. Além disso, é fundamental implementar metodologias de ensino flexíveis e individualizadas, que considerem as características e o ritmo de aprendizagem de cada estudante com TEA. A inclusão de alunos com necessidades especiais requer um esforço coletivo e um ambiente escolar preparado para acolhê-los adequadamente e garantir o direito à educação de qualidade para todos, independentemente de suas diferenças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12133_TB5697_02102024094619.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL LEMOS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL LEMOS" "autor_email" => "lemosraquel.ga@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }