O IMPACTO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS NO PIBID
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109749 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1227 "inscrito_id" => 3708 "titulo" => "O IMPACTO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS NO PIBID" "resumo" => "O PIBID é um programa que concede bolsas de iniciação à docência a estudantes de graduação que pretendem se envolver no ensino das escolas de Educação Básica. O presente trabalho tem como objetivo analisar a utilização de atividades práticas no aprimoramento do ensino de Química, com experiências de bolsistas do PIBID em uma escola pública cearense. Ao decorrer da realização das atividades, os bolsistas tiveram a oportunidade de desenvolver e conduzir atividades práticas com os alunos. As atividades foram executadas com alunos do 3º ano do Ensino Médio e planejadas com apoio e aprimoramento da professora supervisora do projeto. As práticas consistiram na realização de experimentos simples e demonstrações, em sala de aula e práticas de laboratório. Foi promovida a interação entre bolsistas e alunos e foram utilizados testes, observação direta e relatos dos alunos para avaliar a proposta de ensino. Os resultados dessas experiências e avaliações aplicadas, demonstraram que a implementação de experimentos na disciplina de Química contribuiu para um aumento no interesse e compreensão significativa dos alunos em relação aos conceitos abordados, além de proporcionar aos bolsistas do PIBID uma enriquecedora experiência no ambiente escolar, favorecendo a futura formação docente. O PIBID fortalece a formação acadêmica, com a qualificação de futuros educadores, além de contribuir para a melhoria da dinâmica em sala de aula na Educação Básica e promover a integração da escola com a universidade, impactando também a formação de novas gerações de estudantes. A partir dos resultados obtidos, foi possível perceber o papel fundamental desempenhado pelas atividades práticas nos processos de ensino e aprendizagem em Química, enriquecendo também a formação dos bolsistas do PIBID e aprimorando a qualidade do ensino de Química no Brasil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID3708_TB1227_29102024162021.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEILA DÁVILA MOREIRA LÚCIO" "autor_nome_curto" => "Keila Dávila Mo" "autor_email" => "keilalog01@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109749 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1227 "inscrito_id" => 3708 "titulo" => "O IMPACTO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS NO PIBID" "resumo" => "O PIBID é um programa que concede bolsas de iniciação à docência a estudantes de graduação que pretendem se envolver no ensino das escolas de Educação Básica. O presente trabalho tem como objetivo analisar a utilização de atividades práticas no aprimoramento do ensino de Química, com experiências de bolsistas do PIBID em uma escola pública cearense. Ao decorrer da realização das atividades, os bolsistas tiveram a oportunidade de desenvolver e conduzir atividades práticas com os alunos. As atividades foram executadas com alunos do 3º ano do Ensino Médio e planejadas com apoio e aprimoramento da professora supervisora do projeto. As práticas consistiram na realização de experimentos simples e demonstrações, em sala de aula e práticas de laboratório. Foi promovida a interação entre bolsistas e alunos e foram utilizados testes, observação direta e relatos dos alunos para avaliar a proposta de ensino. Os resultados dessas experiências e avaliações aplicadas, demonstraram que a implementação de experimentos na disciplina de Química contribuiu para um aumento no interesse e compreensão significativa dos alunos em relação aos conceitos abordados, além de proporcionar aos bolsistas do PIBID uma enriquecedora experiência no ambiente escolar, favorecendo a futura formação docente. O PIBID fortalece a formação acadêmica, com a qualificação de futuros educadores, além de contribuir para a melhoria da dinâmica em sala de aula na Educação Básica e promover a integração da escola com a universidade, impactando também a formação de novas gerações de estudantes. A partir dos resultados obtidos, foi possível perceber o papel fundamental desempenhado pelas atividades práticas nos processos de ensino e aprendizagem em Química, enriquecendo também a formação dos bolsistas do PIBID e aprimorando a qualidade do ensino de Química no Brasil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID3708_TB1227_29102024162021.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEILA DÁVILA MOREIRA LÚCIO" "autor_nome_curto" => "Keila Dávila Mo" "autor_email" => "keilalog01@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }