PROGRAMAS RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PIBID: O IMPACTO NAS ATIVIDADES DE REFORÇO ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE GOIANÉSIA-GO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112222 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4769 "inscrito_id" => 14516 "titulo" => "PROGRAMAS RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PIBID: O IMPACTO NAS ATIVIDADES DE REFORÇO ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE GOIANÉSIA-GO" "resumo" => "Os programas Residência Pedagógica e PIBID possibilitam aos acadêmicos de cursos de licenciatura o aperfeiçoamento de suas habilidades e tem como objetivo formar novos professores por meio do contato direto com a prática escolar. Os discentes da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Goianésia, participantes desses programas, vivenciam na educação básica do município de Goianésia-GO, projetos pedagógicos realizados na escola campo, observações das aulas dos professores regentes, regências em sala de aula e atividades de reforço escolar. Observa-se que são inúmeras as dificuldades de aprendizagem encontradas nas instituições escolares e, nesse contexto, faz-se necessário a aplicação de novas propostas pedagógicas, no intuito de superar essas dificuldades e propiciar ao aluno condições de acompanhar os conteúdos curriculares. Nesse sentido, o reforço escolar, é uma ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem. Teóricos como Soares (2010) e Freire (1996), que descrevem a importância do letramento e numeramento significativos para o desenvolvimento escolar, são os referenciais para esse trabalho. Por meio da observação participante e da entrevista semiestruturada com coordenadores pedagógicos e professores regentes procurou-se refletir sobre o impacto dos dois programas nas atividades de reforço escolar desenvolvidas nas escolas parceiras. Como resultados foi possível notar a importância do reforço escolar para alunos que de alguma forma, apresentavam dificuldades na execução das atividades propostas. No acompanhamento sistemático de alguns casos percebeu-se a evolução no desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e raciocício lógico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14516_TB4769_22052024165301.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NILDA GONCALVES VIEIRA SANTIAGO" "autor_nome_curto" => "NILDA GONCALVES" "autor_email" => "nildagvsantiago@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112222 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4769 "inscrito_id" => 14516 "titulo" => "PROGRAMAS RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PIBID: O IMPACTO NAS ATIVIDADES DE REFORÇO ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE GOIANÉSIA-GO" "resumo" => "Os programas Residência Pedagógica e PIBID possibilitam aos acadêmicos de cursos de licenciatura o aperfeiçoamento de suas habilidades e tem como objetivo formar novos professores por meio do contato direto com a prática escolar. Os discentes da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Goianésia, participantes desses programas, vivenciam na educação básica do município de Goianésia-GO, projetos pedagógicos realizados na escola campo, observações das aulas dos professores regentes, regências em sala de aula e atividades de reforço escolar. Observa-se que são inúmeras as dificuldades de aprendizagem encontradas nas instituições escolares e, nesse contexto, faz-se necessário a aplicação de novas propostas pedagógicas, no intuito de superar essas dificuldades e propiciar ao aluno condições de acompanhar os conteúdos curriculares. Nesse sentido, o reforço escolar, é uma ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem. Teóricos como Soares (2010) e Freire (1996), que descrevem a importância do letramento e numeramento significativos para o desenvolvimento escolar, são os referenciais para esse trabalho. Por meio da observação participante e da entrevista semiestruturada com coordenadores pedagógicos e professores regentes procurou-se refletir sobre o impacto dos dois programas nas atividades de reforço escolar desenvolvidas nas escolas parceiras. Como resultados foi possível notar a importância do reforço escolar para alunos que de alguma forma, apresentavam dificuldades na execução das atividades propostas. No acompanhamento sistemático de alguns casos percebeu-se a evolução no desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e raciocício lógico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14516_TB4769_22052024165301.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NILDA GONCALVES VIEIRA SANTIAGO" "autor_nome_curto" => "NILDA GONCALVES" "autor_email" => "nildagvsantiago@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }