MONITORIA ACADÊMICA E O CONTATO COM A PRÁTICA DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109623 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1049 "inscrito_id" => 5507 "titulo" => "MONITORIA ACADÊMICA E O CONTATO COM A PRÁTICA DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A monitoria acadêmica é um método para formar alunos monitores qualificados em diversos conteúdos e práticas metodológicas, ajudando outros estudantes enquanto buscam um objetivo em comum: a graduação. Dessa forma, o presente trabalho visa apresentar um relato de experiência realizado no curso de Psicologia, a partir do programa de Iniciação à Docência em Ensino Superior. A disciplina em questão trata-se da Avaliação Psicológica II, de caráter obrigatório na grade curricular dos estudantes e de carga horária de 80 horas. Esses monitores atuam sob supervisão da professora, ganhando uma perspectiva docente antecipada. Isso os torna mais presentes e atuantes no ensino, facilitando uma visão crítica-reflexiva sobre sua prática discente e preparando-os para o futuro profissional. Essa abordagem reduz a hierarquia na sala de aula, permitindo aos alunos o acesso a diferentes metodologias de estudo e aumentando a representatividade entre os discentes. Também podemos apontar que esse programa favorece, para as monitoras, a colaboração na construção de materiais didáticos; estar presente nas atividades teóricas e práticas da disciplina; ter contato semanal com os estudantes da disciplina por via dos plantões tira-dúvidas; auxiliar em atividades de nivelamento e elaboração de produto técnico. As responsabilidades dos monitores incluem auxiliar a professora na didática, expor conteúdos e desenvolver atividades práticas, como dinâmicas e jogos, para melhorar a aprendizagem. Além disso, a monitoria promove relacionamentos interpessoais e uma boa convivência entre os alunos. Proporciona também contato com a prática de lecionar os conteúdos e por enriquecer a compreensão da dinâmica de aula. Essa experiência complementa a formação acadêmica em Psicologia, promovendo uma perspectiva multidisciplinar, colaboração entre os alunos, reflexão crítica e motivação para se tornarem profissionais éticos e engajados em suas práticas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID5507_TB1049_29022024191650.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA SERRA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Ale Serra" "autor_email" => "aluxcrin@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS (UNICHRISTUS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109623 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1049 "inscrito_id" => 5507 "titulo" => "MONITORIA ACADÊMICA E O CONTATO COM A PRÁTICA DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A monitoria acadêmica é um método para formar alunos monitores qualificados em diversos conteúdos e práticas metodológicas, ajudando outros estudantes enquanto buscam um objetivo em comum: a graduação. Dessa forma, o presente trabalho visa apresentar um relato de experiência realizado no curso de Psicologia, a partir do programa de Iniciação à Docência em Ensino Superior. A disciplina em questão trata-se da Avaliação Psicológica II, de caráter obrigatório na grade curricular dos estudantes e de carga horária de 80 horas. Esses monitores atuam sob supervisão da professora, ganhando uma perspectiva docente antecipada. Isso os torna mais presentes e atuantes no ensino, facilitando uma visão crítica-reflexiva sobre sua prática discente e preparando-os para o futuro profissional. Essa abordagem reduz a hierarquia na sala de aula, permitindo aos alunos o acesso a diferentes metodologias de estudo e aumentando a representatividade entre os discentes. Também podemos apontar que esse programa favorece, para as monitoras, a colaboração na construção de materiais didáticos; estar presente nas atividades teóricas e práticas da disciplina; ter contato semanal com os estudantes da disciplina por via dos plantões tira-dúvidas; auxiliar em atividades de nivelamento e elaboração de produto técnico. As responsabilidades dos monitores incluem auxiliar a professora na didática, expor conteúdos e desenvolver atividades práticas, como dinâmicas e jogos, para melhorar a aprendizagem. Além disso, a monitoria promove relacionamentos interpessoais e uma boa convivência entre os alunos. Proporciona também contato com a prática de lecionar os conteúdos e por enriquecer a compreensão da dinâmica de aula. Essa experiência complementa a formação acadêmica em Psicologia, promovendo uma perspectiva multidisciplinar, colaboração entre os alunos, reflexão crítica e motivação para se tornarem profissionais éticos e engajados em suas práticas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID5507_TB1049_29022024191650.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA SERRA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Ale Serra" "autor_email" => "aluxcrin@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS (UNICHRISTUS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }