A monitoria acadêmica é um método para formar alunos monitores qualificados em diversos conteúdos e práticas metodológicas, ajudando outros estudantes enquanto buscam um objetivo em comum: a graduação. Dessa forma, o presente trabalho visa apresentar um relato de experiência realizado no curso de Psicologia, a partir do programa de Iniciação à Docência em Ensino Superior. A disciplina em questão trata-se da Avaliação Psicológica II, de caráter obrigatório na grade curricular dos estudantes e de carga horária de 80 horas. Esses monitores atuam sob supervisão da professora, ganhando uma perspectiva docente antecipada. Isso os torna mais presentes e atuantes no ensino, facilitando uma visão crítica-reflexiva sobre sua prática discente e preparando-os para o futuro profissional. Essa abordagem reduz a hierarquia na sala de aula, permitindo aos alunos o acesso a diferentes metodologias de estudo e aumentando a representatividade entre os discentes. Também podemos apontar que esse programa favorece, para as monitoras, a colaboração na construção de materiais didáticos; estar presente nas atividades teóricas e práticas da disciplina; ter contato semanal com os estudantes da disciplina por via dos plantões tira-dúvidas; auxiliar em atividades de nivelamento e elaboração de produto técnico. As responsabilidades dos monitores incluem auxiliar a professora na didática, expor conteúdos e desenvolver atividades práticas, como dinâmicas e jogos, para melhorar a aprendizagem. Além disso, a monitoria promove relacionamentos interpessoais e uma boa convivência entre os alunos. Proporciona também contato com a prática de lecionar os conteúdos e por enriquecer a compreensão da dinâmica de aula. Essa experiência complementa a formação acadêmica em Psicologia, promovendo uma perspectiva multidisciplinar, colaboração entre os alunos, reflexão crítica e motivação para se tornarem profissionais éticos e engajados em suas práticas.