RELATO DE EXPERIÊNCIA PELO PIBID EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DA REDE PUBLICA DO CEARÁ: ULTILIZANDO ABORDAGENS TEÓRICO-PRATICAS NO ENSINO DE QUIMICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109286 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 597 "inscrito_id" => 1120 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA PELO PIBID EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DA REDE PUBLICA DO CEARÁ: ULTILIZANDO ABORDAGENS TEÓRICO-PRATICAS NO ENSINO DE QUIMICA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um subprojeto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o qual tem como objetivo inserir alunos de graduação para que possam ter vivências em sala de aula antes de concluírem o ensino superior. O objetivo deste trabalho foi desenvolver atividades práticas, como experimentos químicos, com materiais de baixo custo, auxiliando o processo de ensino aprendizagem, fazendo com que os alunos vissem a química de forma mais interessante e transformadora, possibilitando que processo de aprendizado se tornasse algo mais divertido e interessante. O subprojeto do PIBID de química (2022-2024), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), onde, esse tempo foi dividido em duas partes com ações distintas e duração de 9 meses em duas escolas estaduais, a primeira no município de Sobral-CE, e a segunda em uma escola da cidade de Forquilha-CE, totalizando 18 meses. Grande parte das intervenções realizadas nas escolas, em sala de aula e nos laboratórios, foram sempre tentando relacionar as teorias da ciência Química junto com a pratica de jogos e/ou experimentos, como, lâmpada de lava, pasta de elefante, caça tesouro químico. A química é uma disciplina subjetiva e complexa, entretanto, utilizando atividades práticas, os conceitos químicos podem ser aprendidos mais facilmente, tanto para o aprendizado individual como para o coletivo, proporcionado aos estudantes maior interesse pelo processo de ensino aprendizagem. Os experimentos e atividades práticas utilizados ajudaram os alunos a assimilarem conceitos químicos de maneira mais coerente, salientando a importância de traçar um paralelo com o seu cotidiano, esses experimentos, feitos com o uso de materiais de baixo custo, demonstraram serem ferramentas excelentes para chamar a atenção e assim despertar um maior interesse dos alunos no intuído de investigarem/descobrirem o que está ocorrendo durante a realização das atividades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID1120_TB597_28032024154305.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO THIAGO CANDIDO DUARTE" "autor_nome_curto" => "THIAGO CANDIDO" "autor_email" => "candidothiago014@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109286 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 597 "inscrito_id" => 1120 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA PELO PIBID EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DA REDE PUBLICA DO CEARÁ: ULTILIZANDO ABORDAGENS TEÓRICO-PRATICAS NO ENSINO DE QUIMICA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um subprojeto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o qual tem como objetivo inserir alunos de graduação para que possam ter vivências em sala de aula antes de concluírem o ensino superior. O objetivo deste trabalho foi desenvolver atividades práticas, como experimentos químicos, com materiais de baixo custo, auxiliando o processo de ensino aprendizagem, fazendo com que os alunos vissem a química de forma mais interessante e transformadora, possibilitando que processo de aprendizado se tornasse algo mais divertido e interessante. O subprojeto do PIBID de química (2022-2024), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), onde, esse tempo foi dividido em duas partes com ações distintas e duração de 9 meses em duas escolas estaduais, a primeira no município de Sobral-CE, e a segunda em uma escola da cidade de Forquilha-CE, totalizando 18 meses. Grande parte das intervenções realizadas nas escolas, em sala de aula e nos laboratórios, foram sempre tentando relacionar as teorias da ciência Química junto com a pratica de jogos e/ou experimentos, como, lâmpada de lava, pasta de elefante, caça tesouro químico. A química é uma disciplina subjetiva e complexa, entretanto, utilizando atividades práticas, os conceitos químicos podem ser aprendidos mais facilmente, tanto para o aprendizado individual como para o coletivo, proporcionado aos estudantes maior interesse pelo processo de ensino aprendizagem. Os experimentos e atividades práticas utilizados ajudaram os alunos a assimilarem conceitos químicos de maneira mais coerente, salientando a importância de traçar um paralelo com o seu cotidiano, esses experimentos, feitos com o uso de materiais de baixo custo, demonstraram serem ferramentas excelentes para chamar a atenção e assim despertar um maior interesse dos alunos no intuído de investigarem/descobrirem o que está ocorrendo durante a realização das atividades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID1120_TB597_28032024154305.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO THIAGO CANDIDO DUARTE" "autor_nome_curto" => "THIAGO CANDIDO" "autor_email" => "candidothiago014@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }