Este relato de experiência apresenta as contribuições da vivência afetiva: “O valor da Educação”, realizada em uma escola pública, localizada em zona de vulnerabilidade social na cidade de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro. A experiência foi planejada e conduzida por uma orientadora pedagógica do município, com intuito de (Re) criar os sonhos dos estudantes do Ensino Fundamental II. Para tal, a mesma retornou à escola pública que foi formada no final da década de 1990 e início dos anos 2000, tendo em vista o desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes matriculados na unidade de ensino. Inicialmente, foi realizada uma narrativa sobre as experiências educacionais e profissionais da orientadora, objetivando a criação de vínculos por meio do pertencimento local/ histórico. Nesta ocasião, também, foi apresentado um vídeo para o grupo construir novas expectativas apesar das adversidades. Em seguida, foi criada uma roda de conversa. Assim, os alunos puderam compartilhar suas interpretações sobre a proposta. Por fim, foi confeccionado um mural coletivo chamado “Árvore dos Sonhos”, no qual os estudantes puderam registrar suas metas/ objetivos de vida. Além disso, os alunos verbalizaram os seus sonhos e compartilharam com o grupo. Entendemos que a escola é uma instituição responsável por formar cidadãos, fomentar esperança e construir caminhos de possibilidades. Portanto, suas ações devem estar voltadas para além dos aspectos cognitivos, dando a todos a possibilidade de desenvolvimento humano.