DA TEORIA DO CURSO DE LICENCIATURA A PRÁTICA EM SALA DE AULA: VIVÊNCIAS EM FRENTE A SALA DE AULA DE UM CURSINHO POPULAR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110467 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2259 "inscrito_id" => 3211 "titulo" => "DA TEORIA DO CURSO DE LICENCIATURA A PRÁTICA EM SALA DE AULA: VIVÊNCIAS EM FRENTE A SALA DE AULA DE UM CURSINHO POPULAR" "resumo" => "O relato de experiência em questão foi produzido a partir das vivências na Escola Preparatória da Universidade Federal do ABC (EPUFABC). A EPUFABC é um cursinho popular, gratuito, onde os discentes de graduação da universidade ministram aulas para estudantes de escolas públicas da região do ABC, na grande São Paulo. O enfoque deste trabalho é descrever o processo de amadurecimento como licencianda e como Professora, a partir das experiências adquiridas na sala de aula do cursinho, com pessoas que tem uma idade tão próxima (ou até mais velhas) que a minha. Na Escola Preparatória, é preciso lidar com ansiedades um pouco diferentes do que as vistas na escola regular, visto que os alunos estão ali visando um único propósito: a aprovação nos vestibulares. Este trabalho foi desenvolvido em conversa com autores que já estiveram nesse lugar de amadurecimento profissional, que já lidaram com estudantes em período de vestibular e principalmente que estão diálogo com os cursinhos populares, assim como Ariane Lima, bell Hooks, Danilo Kato, Luis Groppo, Paulo Freire e outros. Esse relato busca mensurar e demonstrar como as práticas discentes em cursinhos, principalmente os populares, que nos colocam a par de diversas realidades que podem estar obstantes dentro da teoria ensinada na universidade, podem ser uma importante etapa na construção da carreira docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID3211_TB2259_25042024162752.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEICA RODRIGUES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "GLEICA" "autor_email" => "gleica.r@aluno.ufabc.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110467 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2259 "inscrito_id" => 3211 "titulo" => "DA TEORIA DO CURSO DE LICENCIATURA A PRÁTICA EM SALA DE AULA: VIVÊNCIAS EM FRENTE A SALA DE AULA DE UM CURSINHO POPULAR" "resumo" => "O relato de experiência em questão foi produzido a partir das vivências na Escola Preparatória da Universidade Federal do ABC (EPUFABC). A EPUFABC é um cursinho popular, gratuito, onde os discentes de graduação da universidade ministram aulas para estudantes de escolas públicas da região do ABC, na grande São Paulo. O enfoque deste trabalho é descrever o processo de amadurecimento como licencianda e como Professora, a partir das experiências adquiridas na sala de aula do cursinho, com pessoas que tem uma idade tão próxima (ou até mais velhas) que a minha. Na Escola Preparatória, é preciso lidar com ansiedades um pouco diferentes do que as vistas na escola regular, visto que os alunos estão ali visando um único propósito: a aprovação nos vestibulares. Este trabalho foi desenvolvido em conversa com autores que já estiveram nesse lugar de amadurecimento profissional, que já lidaram com estudantes em período de vestibular e principalmente que estão diálogo com os cursinhos populares, assim como Ariane Lima, bell Hooks, Danilo Kato, Luis Groppo, Paulo Freire e outros. Esse relato busca mensurar e demonstrar como as práticas discentes em cursinhos, principalmente os populares, que nos colocam a par de diversas realidades que podem estar obstantes dentro da teoria ensinada na universidade, podem ser uma importante etapa na construção da carreira docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID3211_TB2259_25042024162752.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEICA RODRIGUES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "GLEICA" "autor_email" => "gleica.r@aluno.ufabc.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }