O relato de experiência em questão foi produzido a partir das vivências na Escola Preparatória da Universidade Federal do ABC (EPUFABC). A EPUFABC é um cursinho popular, gratuito, onde os discentes de graduação da universidade ministram aulas para estudantes de escolas públicas da região do ABC, na grande São Paulo. O enfoque deste trabalho é descrever o processo de amadurecimento como licencianda e como Professora, a partir das experiências adquiridas na sala de aula do cursinho, com pessoas que tem uma idade tão próxima (ou até mais velhas) que a minha. Na Escola Preparatória, é preciso lidar com ansiedades um pouco diferentes do que as vistas na escola regular, visto que os alunos estão ali visando um único propósito: a aprovação nos vestibulares. Este trabalho foi desenvolvido em conversa com autores que já estiveram nesse lugar de amadurecimento profissional, que já lidaram com estudantes em período de vestibular e principalmente que estão diálogo com os cursinhos populares, assim como Ariane Lima, bell Hooks, Danilo Kato, Luis Groppo, Paulo Freire e outros. Esse relato busca mensurar e demonstrar como as práticas discentes em cursinhos, principalmente os populares, que nos colocam a par de diversas realidades que podem estar obstantes dentro da teoria ensinada na universidade, podem ser uma importante etapa na construção da carreira docente.