Este trabalho teve como principal objetivo relatar a experiência vivenciada no projeto denominado “ciências na ilha” que foi realizado durante os meses de novembro e dezembro de 2023 na cidade de Salvaterra-Pa, este evento reúne trabalhos acadêmicos e escolares apresentados em forma de oficinas e exposições temáticas. Dentro desse contexto desenvolvemos uma oficina chamada “A construção de material concreto para auxiliar na mediação do ensino e aprendizagem de alunos atípicos dos anos iniciais: uma proposta interdisciplinar”, com o objetivo de capacitar e instruir professores, pais e comunidade em geral acerca da importância da utilização de materiais concretos de baixo custo como mediador para aquisição de conhecimento, e como esses materiais podem auxiliar como mediadores ao longo do processo ensino-aprendizagem. O público alvo dessa intervenção foram professores, pais, estudantes da rede pública, graduandos de cursos de licenciatura e comunidade. Para o desenvolvimento da presente oficina foi necessário a formação de três grupos de participantes cada grupo teve em média 40 minutos para confeccionar seu material neuro psicopedagógico a partir de materiais de baixo custo previamente selecionados. Para a realização desta oficina fez-se necessário uma apresentação introdutória de alguns transtornos do neurodesenvolvimento bem como eles pode afetar a troca de experiência e conhecimento, sobretudo nos anos iniciais da Educação básica. Os resultados do presente trabalho sugerem que é possível realizar a inclusão escolar e social de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento nos anos iniciais do Ensino fundamental a partir da utilização de materiais concretos feitos com recurso de baixo custo.