NEUROAPRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA: A DINÂMICA ENTRE FUNÇÕES EXECUTIVAS E ATIVIDADE FÍSICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112898 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5713 "inscrito_id" => 15119 "titulo" => "NEUROAPRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA: A DINÂMICA ENTRE FUNÇÕES EXECUTIVAS E ATIVIDADE FÍSICA" "resumo" => "As Funções Executivas (FE) podem ser definidas como um conjunto de habilidades que supervisionam e controlam os objetivos planejados, sendo consideradas habilidades superiores. O desenvolvimento FE apresenta íntima relação com a atividade física (AF), que regula e proporciona benefício físico e mental. O presente estudo tem como objetivo analisar a relação do desenvolvimento das FE em crianças de 9 a 10 anos com o nível de atividade física. A metodologia utilizada foi caracterizada com descritiva, com abordagem quali-quantitativa. A amostra foi composta por crianças de 9 a 10 anos matriculadas no 4° ano do Ensino Fundamental e os instrumentos para coleta de dados foram: entrevista estruturada, Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), Teste de Trilhas (TT), Teste de Wisconsin, Teste de Stroop e Teste de Torres de Londres. Os resultados da pesquisa demonstraram que o nível de atividade física e o desenvolvimento das funções executivas podem ocorrer mediante a intensificação da atividade física. E por meio dos testes neuropsicológicos e o questionário internacional de atividade física foi possível verificar a relação de atenção mais alta com o nível de AF mais ativo, demonstrando equiparação nos resultados. Enquanto a retenção da informação e AF não apresentou equivalência os resultados da MT, podendo dizer que não ocorreu influência. Os dados apresentam a flexibilidade cognitiva baixa quando o nível de atividade física menor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15119_TB5713_23052024213301.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA SHIRLEY FEREIRA DOS SANTOS BRITO" "autor_nome_curto" => "ANTONIA" "autor_email" => "shirleyfersanbri@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112898 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5713 "inscrito_id" => 15119 "titulo" => "NEUROAPRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA: A DINÂMICA ENTRE FUNÇÕES EXECUTIVAS E ATIVIDADE FÍSICA" "resumo" => "As Funções Executivas (FE) podem ser definidas como um conjunto de habilidades que supervisionam e controlam os objetivos planejados, sendo consideradas habilidades superiores. O desenvolvimento FE apresenta íntima relação com a atividade física (AF), que regula e proporciona benefício físico e mental. O presente estudo tem como objetivo analisar a relação do desenvolvimento das FE em crianças de 9 a 10 anos com o nível de atividade física. A metodologia utilizada foi caracterizada com descritiva, com abordagem quali-quantitativa. A amostra foi composta por crianças de 9 a 10 anos matriculadas no 4° ano do Ensino Fundamental e os instrumentos para coleta de dados foram: entrevista estruturada, Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), Teste de Trilhas (TT), Teste de Wisconsin, Teste de Stroop e Teste de Torres de Londres. Os resultados da pesquisa demonstraram que o nível de atividade física e o desenvolvimento das funções executivas podem ocorrer mediante a intensificação da atividade física. E por meio dos testes neuropsicológicos e o questionário internacional de atividade física foi possível verificar a relação de atenção mais alta com o nível de AF mais ativo, demonstrando equiparação nos resultados. Enquanto a retenção da informação e AF não apresentou equivalência os resultados da MT, podendo dizer que não ocorreu influência. Os dados apresentam a flexibilidade cognitiva baixa quando o nível de atividade física menor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15119_TB5713_23052024213301.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA SHIRLEY FEREIRA DOS SANTOS BRITO" "autor_nome_curto" => "ANTONIA" "autor_email" => "shirleyfersanbri@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }