Para estudiosos do emprego do podcast como recurso educacional, esta é uma estratégia com grande potencial para de suscitar a autonomia e o desenvolvimento do pensamento crítico por parte do alunado (De Avilla Botton, Peripelli e Santos, 2017). Estimulados por estudos como esse, realizamos uma investigação qualitativa, em âmbito exploratório, buscando identificar como alunos/as do ensino superior do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG, no seu campus de Divinópolis, avaliariam o uso do podcast de áudio de áudio como estratégia de promoção das aprendizagens em sua formação. Trata-se de um estudo inédito no que se refere ao ensino superior em Serviço Social e uma das raras pesquisas exploratórias que se detém sobre o emprego dessa ferramenta no ensino superior, algo ainda incomum no Brasil. Nestes termos, foi solicitada a uma turma do curso já citado a tarefa coletiva de elaboração de podcasts de áudio sobre determinado tema recortando no escopo de uma disciplina da graduação, sendo que, como coleta de dados para o presente estudo, pediu-se que os/as discentes respondessem a um questionário que buscou captar a percepção desse público sobre o emprego do podcast de áudio para os fins já mencionados. Os resultados do estudo indicaram não só um alinhamento com os estudiosos do campo da educação que veem no podcast uma potente ferramenta para desenvolver diversas competências e habilidades dos estudantes, mas também se revelou bastante rico ao evidenciar como uma atividade como a aqui descrita pode se transformar em um potente recurso para desenvolver, nos/as futuros/as assistentes sociais, uma prática profissional mais alinhada com os parâmetros desejáveis pelos documentos reguladores da profissão e pelas Diretrizes Curriculares do ensino superior na área.