A formação continuada de docentes e profissionais da educação é algo fundamental para que possamos ter um atendimento de qualidade aos alunos com necessidades educacionais específicas (especiais) e possamos desenvolver assim uma concretização da educação inclusiva na prática. Embora prevista pela legislação, a formação de professores com especialização adequada nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e demais licenciaturas na Educação Superior deixa a desejar, referente à quantidade de professores com essa formação inicial ou na procura da especialização em Educação Inclusiva. E assim, os professores que ainda não tiveram acesso aos conhecimentos teóricos ou práticos sobre o assunto recebem os alunos da Educação Especial totalmente despreparados para o processo de ensino. Diante do exposto, o objetivo geral do presente artigo é demonstrar a importância da formação continuada dos docentes do Ensino Fundamental – anos iniciais e anos finais tendo como demais objetivos específicos apresentar ações de formação continuada e compreender de que maneira essas ações contribuem no processo de uma Educação Especial e Inclusiva e na melhoria da qualidade da educação. Cabe salientar que a pesquisa está sendo desenvolvida desde o ano letivo de 2023 com a implantação do Atendimento Educacional Especializado – A.E.E. no município de Monte Alegre- RN com a implantação concomitante à formação continuada de professores. O referencial teórico-metodológico utilizado é uma pesquisa ação de cunho quali-quantitativo que apresenta o trabalho desenvolvido nas vinte e sete escolas do município em destaque, este referencial está fundamentado nos resultados produzidos nos questionários, oficinas e palestras realizadas. A partir disso foi gerado planilhas e gráficos que demonstram resultados satisfatórios tanto para a prática educativa dos docentes quanto para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com deficiências e, ou transtornos apresentando uma Educação Especial e Inclusiva.