A discussão sobre gênero e sexualidade tem ganhado relevância na educação, à medida que as sociedades ao redor do mundo reconhecem a necessidade de promover ambientes escolares inclusivos e respeitosos. Não se trata de aceitar, mas sim de compreender a diversidade de gênero e sexualidade. É sob esta perspectiva, que a formação continuada do professor é apontada como recurso imprescindível e gerador de impactos na construção da prática educativa. As práticas educativas acontecem a partir da reconstrução permanente da identidade pessoal e profissional do docente. Este estudo apresenta como objetivo geral analisar a formação de professores de ensino superior em relação as questões de gênero e sexualidade e suas implicações para as práticas educativas. Justifica-se pela necessidade de investigar como as questões de gênero e sexualidade tem sido envolvida nas práticas educativas nas formações dos docentes do ensino superior. A metodologia consistiu numa revisão de literatura, utilizando para a análise dos dados, os estudos sobre gênero e sexualidade de Guacira Louro (2014), Joan Scott (2008) e Zabalza (2004) e Freire (2004) sobre análise de práticas educativas a partir dos documentos normativos da educação. No contexto educacional, essa análise permitiu compreender como as políticas e práticas de ensino tem reforçado ou desafiado as normas sexuais dominantes. Os resultados apresentaram que as discussões envolvendo gênero e sexualidade nas práticas educativas ainda se apresentam a margem e de forma tímida e que a formação de professores pouco tem envolvido esses debates.