No trabalho apresentamos as atividades desenvolvidas na disciplina de Língua Portuguesa para alfabetização e letramento de estudantes não alfabetizadas|os do 3º ano do ensino de uma escola municipal de Codó. Buscamos apresentar e discutir as estratégias e metodologias usadas para a alfabetização e letramento de estudantes nos anos iniciais. Na fundamentação teórica, usamos Soares (2009), Kleiman (2008), Frezze (2015), Ferrarezi, Oliveira e Gomes (2021). As atividades apresentadas foram desenvolvidas durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2022 na turma com 20 estudantes que iniciaram o ano letivo de 2022 ainda não alfabetizados. Durante o período de observação participativa percebemos que a perspectiva construtivista orienta as práticas pedagógicas da professora. Ela elaborava atividades em casa e trazia as atividades fotocopiadas para trabalhar o conteúdo do livro adequado ao nível de aprendizagem das/os estudantes na tentativa de auxiliar no desenvolvimento das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (2018) para o 3º ano. Ainda usava os jogos para trabalhar alfabetização e socialização. Assim, identificamos as metodologias mais usadas no processo de alfabetização e letramento, discutimos os desafios enfrentados durante esse processo e da relação professor-aluno. No final do ano letivo dezesseis das/os vintes estudantes conseguiram ler de forma fluída e com entonação.