NO RASTRO DO UBIRAJARA: RELATO DE UMA TRILHA DE APRENDIZAGEM CRIATIVA E INTERDISCIPLINAR COM USO DE ABORDAGEM MAKER E STEAM, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E REPATRIAÇÃO DE BENS ARQUEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109283 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 593 "inscrito_id" => 4756 "titulo" => "NO RASTRO DO UBIRAJARA: RELATO DE UMA TRILHA DE APRENDIZAGEM CRIATIVA E INTERDISCIPLINAR COM USO DE ABORDAGEM MAKER E STEAM, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E REPATRIAÇÃO DE BENS ARQUEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS" "resumo" => ""No Rastro do Ubirajara" é uma trilha de aprendizagem criativa e interdisciplinar que foi aplicada a alunos dos 6º e 7º anos, de uma escola básica privada de Imperatriz/MA, como atividade extracurricular que promoveu o envolvimento e engajamento dos alunos levando-os a construção do conhecimento de nível de pensamento superior sobre o conteúdo Patrimônio cultural brasileiro. Rompendo com o paradigma das temáticas curriculares fragmentadas, essa experiência em um Clube de Ciências, integrou as metodologias ativas: STEAM e Maker, a educação patrimonial e a repatriação de bens arqueológicos e paleontológicos para potencializar a aprendizagem ativa e colaborativa em um processo crítico, investigativo e reflexivo de letramento científico. Ao final da trilha, entre os resultados obtidos, os alunos ao estimar a importância do patrimônio cultural brasileiro e aprofundar o debate acerca do tráfico de fósseis e bens arqueológicos, desenvolveram a sua formação integral como cidadãos críticos, responsáveis e conscientes, e ao refletirmos sobre a experiência pedagógica, compreendemos o valor de compartilhá-la para também inspirar outros docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4756_TB593_09102024100402.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIENE SANTANA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Luciene Santana" "autor_email" => "lucienebiologaax@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109283 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 593 "inscrito_id" => 4756 "titulo" => "NO RASTRO DO UBIRAJARA: RELATO DE UMA TRILHA DE APRENDIZAGEM CRIATIVA E INTERDISCIPLINAR COM USO DE ABORDAGEM MAKER E STEAM, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E REPATRIAÇÃO DE BENS ARQUEOLÓGICOS E PALEONTOLÓGICOS" "resumo" => ""No Rastro do Ubirajara" é uma trilha de aprendizagem criativa e interdisciplinar que foi aplicada a alunos dos 6º e 7º anos, de uma escola básica privada de Imperatriz/MA, como atividade extracurricular que promoveu o envolvimento e engajamento dos alunos levando-os a construção do conhecimento de nível de pensamento superior sobre o conteúdo Patrimônio cultural brasileiro. Rompendo com o paradigma das temáticas curriculares fragmentadas, essa experiência em um Clube de Ciências, integrou as metodologias ativas: STEAM e Maker, a educação patrimonial e a repatriação de bens arqueológicos e paleontológicos para potencializar a aprendizagem ativa e colaborativa em um processo crítico, investigativo e reflexivo de letramento científico. Ao final da trilha, entre os resultados obtidos, os alunos ao estimar a importância do patrimônio cultural brasileiro e aprofundar o debate acerca do tráfico de fósseis e bens arqueológicos, desenvolveram a sua formação integral como cidadãos críticos, responsáveis e conscientes, e ao refletirmos sobre a experiência pedagógica, compreendemos o valor de compartilhá-la para também inspirar outros docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4756_TB593_09102024100402.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIENE SANTANA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Luciene Santana" "autor_email" => "lucienebiologaax@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }