PERCURSOS (RE)SIGNIFICATIVOS DE TURMAS DE EJA DE UMA ESCOLA ESTADUAL NA MANCHESTER MINEIRA: RESGATANDO MEMÓRIAS E FOMENTANDO O MULTILETRAMENTO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111844 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4230 "inscrito_id" => 13665 "titulo" => "PERCURSOS (RE)SIGNIFICATIVOS DE TURMAS DE EJA DE UMA ESCOLA ESTADUAL NA MANCHESTER MINEIRA: RESGATANDO MEMÓRIAS E FOMENTANDO O MULTILETRAMENTO" "resumo" => "O trabalho, ora submetido à apreciação, teve seu início inspirado nas interlocuções provocativas, desencadeadas em 2023, pelo PRA (Plano de Recomposição das Aprendizagens), um programa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - SEE/MG, cujo propósito é (re) organizar as ações relativas ao processo de ensino e aprendizagem nas escolas estaduais, fomentando diálogos dinamizadores das práticas educativas. Turmas de EJA do Ensino Médio da Escola Estadual Ali Halfeld (Bairro Santo Antônio – Juiz de Fora/MG), em 2024, apresentam quadros graves de defasagem na leitura/escrita (alguns, inclusive, em nível pré-silábico; outros, em nível silábico-alfabético), detectados nas avaliações diagnósticas. Visando mitigar lacunas do percurso educacional, empreenderam-se esforços no impulsionamento à fluência e ao aprimoramento da capacidade redacional, consubstanciando os mais diversos letramentos. Trata-se do recorte de uma pesquisa preliminar cujo amparo metodológico tem sido os materiais pedagógicos da própria SEE/MG (“MAPA”, “LUPA” e “Satélite”). Subsidiados por premissas freirianas, na perspectiva do “ser mais”, a ideia é valorizar a memória individual, perseguindo a consolidação da memória coletiva, ao se trabalhar elementos vitais da vida do seu entorno, que remetem à experiência de um sujeito histórico, possibilitando uma notável prática de retomada de aspectos memoriais para o ensino de História, em especial. Práticas linguísticas multifacetadas, contextualizadas, em intertextualidade com a Geografia, a Arte e, sobretudo, com a Língua Portuguesa/Literatura, ampliam as correlações e estimulam a criticidade, possibilitando o multiletramento. A proposição embasa-se, teoricamente, em: Rojo (2012), Freire (1986, 1997), Frigotto (1995) e Gadotti (1993). O intuito inicial de aprimorar o aproveitamento dos alunos, ao menos em 60% até o fim do semestre, vem se concretizando, já sendo visível um melhor desempenho na fluência leitora, nas produções textuais, bem como no resultado das avaliações intermediárias. Nesse ‘quefazer’, vislumbra-se a conquista da emancipação cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13665_TB4230_11102024083233.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOISA FELICIANO DE ALMEIDA ALVES" "autor_nome_curto" => "HELOISA" "autor_email" => "helofalmd@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111844 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4230 "inscrito_id" => 13665 "titulo" => "PERCURSOS (RE)SIGNIFICATIVOS DE TURMAS DE EJA DE UMA ESCOLA ESTADUAL NA MANCHESTER MINEIRA: RESGATANDO MEMÓRIAS E FOMENTANDO O MULTILETRAMENTO" "resumo" => "O trabalho, ora submetido à apreciação, teve seu início inspirado nas interlocuções provocativas, desencadeadas em 2023, pelo PRA (Plano de Recomposição das Aprendizagens), um programa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - SEE/MG, cujo propósito é (re) organizar as ações relativas ao processo de ensino e aprendizagem nas escolas estaduais, fomentando diálogos dinamizadores das práticas educativas. Turmas de EJA do Ensino Médio da Escola Estadual Ali Halfeld (Bairro Santo Antônio – Juiz de Fora/MG), em 2024, apresentam quadros graves de defasagem na leitura/escrita (alguns, inclusive, em nível pré-silábico; outros, em nível silábico-alfabético), detectados nas avaliações diagnósticas. Visando mitigar lacunas do percurso educacional, empreenderam-se esforços no impulsionamento à fluência e ao aprimoramento da capacidade redacional, consubstanciando os mais diversos letramentos. Trata-se do recorte de uma pesquisa preliminar cujo amparo metodológico tem sido os materiais pedagógicos da própria SEE/MG (“MAPA”, “LUPA” e “Satélite”). Subsidiados por premissas freirianas, na perspectiva do “ser mais”, a ideia é valorizar a memória individual, perseguindo a consolidação da memória coletiva, ao se trabalhar elementos vitais da vida do seu entorno, que remetem à experiência de um sujeito histórico, possibilitando uma notável prática de retomada de aspectos memoriais para o ensino de História, em especial. Práticas linguísticas multifacetadas, contextualizadas, em intertextualidade com a Geografia, a Arte e, sobretudo, com a Língua Portuguesa/Literatura, ampliam as correlações e estimulam a criticidade, possibilitando o multiletramento. A proposição embasa-se, teoricamente, em: Rojo (2012), Freire (1986, 1997), Frigotto (1995) e Gadotti (1993). O intuito inicial de aprimorar o aproveitamento dos alunos, ao menos em 60% até o fim do semestre, vem se concretizando, já sendo visível um melhor desempenho na fluência leitora, nas produções textuais, bem como no resultado das avaliações intermediárias. Nesse ‘quefazer’, vislumbra-se a conquista da emancipação cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13665_TB4230_11102024083233.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOISA FELICIANO DE ALMEIDA ALVES" "autor_nome_curto" => "HELOISA" "autor_email" => "helofalmd@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }