O presente artigo relata as experiências artístico-educacionais, em meio a um Instituto Federal do Rio Grande do Norte, com a dança, teatro, música e artes visuais através do Teatro Musical, no intuito de discutir e analisar alguns aspectos educacionais, em específico no Ensino de Arte e nas práticas artísticas diversas que possam existir no espaço escolar. O Teatro Musical pode romper barreiras e trazer uma nova proposta em meio ao ensino-aprendizagem dos alunos em qualquer contexto, bem como solicita novas atitudes do professor(a) ou daquele que conduz o processo em sala. Os principais embasamentos teóricos foram as autoras Santa Rosa (2006;2012) na perspectiva do Teatro Musical e Barbosa (1984;2018) com o olhar sobre o Ensino de Arte. As experiências descritas são parte de uma pesquisa de Mestrado viabilizada pelo programa de Pós-Graduação em Ensino da UERN, UFERSA e IFRN. Os resultados apontam que a adesão ao Teatro Musical direciona a interdisciplinaridade, a processos colaborativos e cooperativos, ao protagonismo juvenil, considera as diversas realidades socioculturais, a aquisição de conhecimento das diversas linguagens artísticas, entre outros. Esse escrito acadêmico pode contribuir para reflexão da Arte em espaços escolares, na formação e atuação de educadores e no campo da pesquisa das diversas linguagens artísticas.