ESCAMAS DE PEIXE: COLORAÇÃO COM CORANTES ALTERNATIVOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114505 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8036 "inscrito_id" => 7593 "titulo" => "ESCAMAS DE PEIXE: COLORAÇÃO COM CORANTES ALTERNATIVOS" "resumo" => "Este estudo analisou microscopicamente escamas de peixe com o objetivo de identificar a morfologia. As escamas dérmicas dos peixes, distintas das escamas epidérmicas dos tetrápodes, são placas achatadas, integradas ao tegumento e, como uma armadura, desempenham a função de proteção. Esse trabalho foi desenvolvido na disciplina de Práticas experimentais para o ensino de Ciências e Biologia, na Universidade Federal de Alagoas, Unidade Educacional de Penedo, no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A prática foi direcionada a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, proporcionando uma introdução detalhada sobre a morfologia dessas estruturas. A metodologia adotada envolveu o uso de microscopia óptica combinada com corantes, como o Azul de Metileno e corantes alimentícios. Desse modo, a escolha dos corantes foi fundamental para destacar as características estruturais e os melanócitos presentes nas escamas. A análise revelou a presença de melanócitos, células essenciais para a coloração e camuflagem dos peixes. Essas células, juntamente com outros cromatóforos, são responsáveis pela coloração das escamas. Os resultados indicaram que a aplicação de corantes proporciona uma visualização mais detalhada das escamas em microscopia. A utilização do corante alimentício revelou detalhes das escamas, sugerindo uma notável capacidade de absorção e interação com essas substâncias. Esses achados forneceram uma compreensão detalhada da morfologia das escamas de peixe e organização dos melanócitos. Portanto, o presente trabalho descreve uma prática experimental simples que pode ser utilizada por professores de Ciências e Biologia com o objetivo de elevar a compreensão dos estudantes acerca da morfologia e tipos de escamas, além de contribuir para o letramento científico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7593_TB8036_27102024225311.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO AUGUSTO SANTOS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "MARCELO" "autor_email" => "marcelo.araujo@arapiraca.ufal.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114505 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8036 "inscrito_id" => 7593 "titulo" => "ESCAMAS DE PEIXE: COLORAÇÃO COM CORANTES ALTERNATIVOS" "resumo" => "Este estudo analisou microscopicamente escamas de peixe com o objetivo de identificar a morfologia. As escamas dérmicas dos peixes, distintas das escamas epidérmicas dos tetrápodes, são placas achatadas, integradas ao tegumento e, como uma armadura, desempenham a função de proteção. Esse trabalho foi desenvolvido na disciplina de Práticas experimentais para o ensino de Ciências e Biologia, na Universidade Federal de Alagoas, Unidade Educacional de Penedo, no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A prática foi direcionada a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, proporcionando uma introdução detalhada sobre a morfologia dessas estruturas. A metodologia adotada envolveu o uso de microscopia óptica combinada com corantes, como o Azul de Metileno e corantes alimentícios. Desse modo, a escolha dos corantes foi fundamental para destacar as características estruturais e os melanócitos presentes nas escamas. A análise revelou a presença de melanócitos, células essenciais para a coloração e camuflagem dos peixes. Essas células, juntamente com outros cromatóforos, são responsáveis pela coloração das escamas. Os resultados indicaram que a aplicação de corantes proporciona uma visualização mais detalhada das escamas em microscopia. A utilização do corante alimentício revelou detalhes das escamas, sugerindo uma notável capacidade de absorção e interação com essas substâncias. Esses achados forneceram uma compreensão detalhada da morfologia das escamas de peixe e organização dos melanócitos. Portanto, o presente trabalho descreve uma prática experimental simples que pode ser utilizada por professores de Ciências e Biologia com o objetivo de elevar a compreensão dos estudantes acerca da morfologia e tipos de escamas, além de contribuir para o letramento científico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7593_TB8036_27102024225311.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO AUGUSTO SANTOS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "MARCELO" "autor_email" => "marcelo.araujo@arapiraca.ufal.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }