É fato que a escola no seu papel de formação de leitores e produtores de variados textos precisa se apropriar dos novos letramentos emergentes na sociedade contemporânea, devido, principalmente, às novas Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs. Para tal, uma Pedagogia dos Multiletramentos se torna essencial, em razão de apontar para a multiplicidade cultural e a multiplicidade semiótica de constituição dos textos. Dessa forma, novos desafios surgem para os docentes, uma vez que trabalhar textos na perspectiva dos multiletramentos requer novas ferramentas, além das da escrita manual e impressa. O professor, especialmente, o de Língua Portuguesa, precisa compreender o ato da leitura e da escrita como um processo de construção de significados, inclusive considerar novas formas de comunicação e interação proporcionadas pelas novas tecnologias digitais. Este escrito de cunho bibliográfico objetiva problematizar e refletir sobre questões, ainda, desafiadoras no processo de formação leitora e produtora baseada nos multiletramentos, sobretudo na perspectiva do docente. As análises, aqui, encontram pontos de convergências em estudos de Roxane Rojo, Angela Kleimam, Lemke, Magda Soares e Breves Filho, pesquisadores que abordam, em suas produções, letramentos, multiletramentos, formação leitora/produtora de variados textos e formação de professores. A Base Nacional Comum Curricular - BNCC, também, é um importante aporte na presente produção. Sendo assim, concluiu-se que, além de uma noção linguística, o multiletramento envolve uma consciência dos fatores sociais, econômicos, culturais e tecnológicos mais amplos, que moldam, também, a comunicação e a sociedade da qual os alunos são parte, portanto, é urgente que a escola assuma essa tarefa para si.